Ruben Bonato (à esquerda na foto) é o presidente da Santa Casa e sofreu duras críticas do MP
O presidente do Hospital Santa Casa de Rio Grande, pastor luterano Ruben Bonato, recebeu a mais dura reprimenda de um promotor de justiça na história do município do Rio Grande. Érico Rezende Russo, em quatro páginas, respondeu consulta feita pelo presidente do hospital e pegou pesado com o dirigente, inclusive anunciando que a qualquer momento “poderá pedir intervenção judicial na Santa Casa, permanecendo a inércia de Vossa Senhoria”. Érico Russo, em fevereiro, também jogou duro contra o Instituto Viva Mais, acusando o megaempresário Ruy Muniz de querer assumir a gestão da Santa Casa para abocanhar dinheiro público do SUS, usando ‘laranjas’ na manobra.
ENTENDA O CASO
O Ofício “Urgente” nº DI.00853.0868, datado de ontem (31), foi enviado através de agente administrativo da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Rio Grande ao pastor que responde pela Santa Casa. Dois dias antes, o presidente remeteu ao MP um ofício pedindo informações sobre a Associação Vila Nova, que possui um hospital em Porto Alegre. A associação quer gerir a Santa Casa e receber 3% como pagamento, conforme matéria exclusiva divulgada neste Site na última quinta-feira. A correspondência da Santa Casa contém dez itens. O promotor respondeu todos os itens e em sete deles foi duríssimo com Bonato, a quem rotulou de ‘conivente, junto com seu administrador’ [Régis Pinto e Silva].
O que o presidente em exercício da Santa Casa queria, dentre outras coisas, era saber do MP se a Associação Vila Nova conta com o aval da Secretaria Estadual de Saúde e é uma entidade idônea. Russo informou não ser sabedor se a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, apoia a Associação Vila Nova para assumir a gestão da Santa Casa. “O Ministério Público não é órgão consultivo”, tascou Russo. Lembrou que Bonato já participou de exaustivas audiências na promotoria e deveria saber sobre o assunto. “Quem deve buscar esta informação é Vossa Senhoria e a administração da Santa Casa, o que já deveria ter sido feito”. Sugeriu que a direção da Santa Casa visite a associação em Porto Alegre e vá procurar a Secretaria Estadual de Saúde. O promotor fez referências ao fechamento do Hospital Psiquiátrico, o que também é defendido pela Associação Vila Nova.
MÁ FÉ DO PRESIDENTE
Ao questionar sobre se a Associação Vila Nova é a única entidade apta a prestar serviços de alta e média complexidade, de bate-pronto Russo respondeu no ofício: “a pergunta bem reflete a ineficiência ou má fé da administração de Vossa Senhoria, porquanto qualquer pessoa que labuta na área da saúde sabe da existência de mais de uma no estado”. O promotor não tem conhecimento, até o momento, de informações e processos judiciais que desabonem o pretendente de assumir a gestão da Santa Casa. “Não cabe ao Ministério Público, mas sim a Vossa Senhoria, em conjunto com a comissão criada na última assembleia geral, definir que entidade irá passar a fazer a gestão da Santa Casa”. Colocou que ao MP não importa qual seja a entidade, desde que idônea e com expertise na área.
No entendimento ministerial, a escolha deve recair num corpo diretivo que conheça a área e possa fazer frente ao desafio de reerguer a Santa Casa. “É humanamente impossível chegar a tal condição com a figura única do administrador, que será engolido pelo sistema vigente, que busca defender seus próprios interesses”, voltou a atacar o promotor de justiça Érico Russo. “A situação da Santa Casa foi agravada pela conduta de Vossa Senhoria de contratar arrendamento com um instituto de fachada e inidôneo”, referindo-se ao Instituto liderado por Ruy Muniz.
PROMOTOR DÁ ULTIMATO
O promotor de justiça Érico Russo, no final do ofício, deu a Ruben Bonato até o próximo dia 07 para a direção definir qual a entidade fará a gestão do hospital de Rio Grande, “inclusive especificando a data de início da nova gestão”, reforçou. O trecho final do anúncio do Ministério Público Estadual é uma forte pancada na gestão liderada pelo pastor Bonato: “Não há como aguardar mais! A população de Rio Grande e região precisa de um serviço de saúde digno, de qualidade e eficaz, deixando consignado aqui que, em permanecendo a inércia de Vossa Senhoria, serão tomadas, se necessário, medidas drásticas, como o pedido judicial de intervenção”.
RESPOSTA
Às 17h41 deste sábado, o Site conseguiu contato com o pastor Ruben Bonato, presidente em exercício da Associação Santa Casa de Rio Grande. Ele disse que “no momento estava ocupado e não poderia falar”. Contudo, anunciou que poderá atender na próxima segunda-feira e, sem especificar a hora interrompeu a ligação telefônica. Ele assumiu a presidência da Santa Casa no dia 22 de fevereiro, quando o bispo emérito católico Dom José Mário Stroeher resolveu sair do cargo “por tempo indeterminado”, alegando que precisava cuidar de assuntos pessoais importantes.
Bonato (à esquerda na foto, ao lado de D. José Mário) era 1º vice-presidente da entidade. Mesmo licenciado, nos últimos dias o bispo Dom José Mário tem ido frequentemente às salas de comando da Santa Casa. O administrador da entidade, Régis Pinto e Silva, por telefone, declarou ao Site que não tem autorização para falar sobre eventual retorno de Dom José Mário à presidência da entidade. Segundo ele, este assunto não é de sua alçada direta.
As coisas em “Sucupira”, por muito tempo, eram resolvidas “entre compadres”. Cada compadre com o seu negócio sem a menor responsabilidade com modelos de gestão ou um mínimo de competência. Hoje a “aldeia” é invadida por forasteiros que vem vender uma imagem milagrosa na qual o povo paga caro.
A Santa Casa precisa ter um destino justo, adequado a todos e urgente, Maximiliano. Muito grato pela opinião. Abraço!
Eu sinceramente estou perdendo a esperança de ser resolvido, o problema da Sta casa, nesta briga toda quantas vidas já se perderam? infelizmente um passa para outro, e assim até agora nada resolvido, enquanto o MP nao usar de força, aSta Casa afunda cada vez mais! Obrigada Edson Costa
Muito grato pela participação, Ieda! A Santa Casa precisa de cada um de nós. A população deve manter estado de alerta, acompanhando os fatos. Minha missão tem sido esta, ou seja, colocar as diferentes situações às claras. Abraço e participe sempre por aqui.!
Ô NOVELA MALDITA DEIXADA COMO HERANÇA, DESCOMPROMETIMENTO E GANÂNCIA , ENTÃO OLHA AÍ O RESULTADO. TEM LEI DE RETORNO, CUSTA, MAS VEM VOANDO, SÓ AGUARDAR. TENHO FÉ QUE SERÁ RESOLVIDO. MAS A INTERVENÇAO SÉRIA DEVERIA TER OCORRIDO HÁ TEMPOS. NÃO SE BRINCA COM SAÚDE E SOFRIMENTOS. QUE A CLAVA DA JUSTICA SE FAÇA PRESENTE. QUEM ERROU, AH…ABRAÇO GRANDE REPÓRTER!
Perfeita citação, Alvinho! Precisamos alimentar a fé na resolução da grave crise enfrentada pela Santa Casa desde o dia 1º de abril de 2015. A situação precisa, urgentemente, ser revertida. Abraço e muito grato pela participação por aqui também!
Eu jah fiz um comentário acerca da Vila Nova dizendo que era importante saber de sua competência e idoniedade. Estranho o sr
Pastor buscar estas informaçóes junto ao MP, demonstra seu despreparo. Enfim a “novela” continua sem final feliz.
Sim, Vera! A Santa Casa enfrenta sérios problemas por falta de gestão e não apenas de recursos financeiros. Precisamos colocar as pessoas certas nos lugares certos. Abraço, amiga!
Palavras erradas na digitação:
falta
ponto
existe
quando
reivindi-cávamos
as
que
mais
de palha
foram no
aspiração
podendo
também
Pois
qual
Qual é a do Promotor Érico Russo? Não confio nele. Porque deixou chegar nesse ponto essa situac5e só agora se manifesta contra esse PASTOR OPORTUNISTA de carteirinha? Porque deixar na mão dele uma atitude? Esse PASTOR BONATO já PROVOU que Competência é algo que ele desconhece mesmo! Esse grupo de Porto Alegre é bem famoso. Será que RUY Muniz não está por trás disso???? Tenho minhas dúvidas! AÍ TEM!!!!
Todo o cuidado é pouco, Mara Rubia! A Santa Casa merece mais. Sobretudo mais competência.
só não estou entendendo o interesse de fechar o hospital psiquiatrico? uma vez que lá são atendidos pacientes divveersos quadros de crises, inclusive abusos de alcool e drogas.
A situação do Hospital Psiquiátrico preocupa muito, sem dúvida. Abraço e muito grato pela participação aqui na ferramenta inclusiva do Site, André!
Péssimo hospital VilaNova
Não foi por fslta de aviso que chegaria ao pinto que está chegando a STA CASA. Tornaram-na um galpão que indica ser um hospital, mas segurança para tal não eciste mais.
Pode ser que tenha chegado a hora da justiça porque nos justificavam wuando reivindicávamos soluções, que o tempo do povo não é o mesmo da justiça. Será que, agora,as cobranças do desmando serão realizadas???
Até porwue são + ou – cinco anos de vidas inocentes se perdendo às pilhas.
Vamos ver o wue vem por ai.
Se não vai ser só msis um fogo de palga, né??
Inclusive, o resultado das análises da tal funerária, de conchavos, lá de Sta Catarina. Até hoje, não saíram, e o prazo era de 30 dias dado pelo MP.
E se não me engano foramno verão as denúncias, de aspirsção de corpos soltos os dejetos no esgoto da STA CASA que vão direto pra Lagoa, detonando o meio ambiente e contaminando, pidendo tsmbém detonar vidas. Pous, pais de famílias tiram o sustento da pesca e do camarão na Lagoa.
Vamos ver qusl vai ser o andamento, meu querido amigo.
Amo suas reportagens que nos informam totalmente.
Deus o conserve!!
Estamos juntos!!!
Rio Grande não suporta mais conviver com tantas indefinições, nas diferentes áreas. Tens razão quando cobras soluções. A Santa Casa precisa de soluções, antes que seja tarde demais, Marga!