O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) tomou uma série de medidas diante da pandemia global decorrente do coronavírus. Além de constituir a Comissão de Enfrentamento do Covid-19, o HU suspendeu o agendamento de novas consultas médicas especializadas, com a manutenção apenas dos retornos de pacientes crônicos previamente agendados. Também foram suspensos pelo hospital o agendamento e realização de cirurgias eletivas, exceto das pessoas já internadas e de pacientes oncológicos.

O mesmo procedimento ocorreu em relação às cirurgias ambulatoriais (pequenas), ficando mantidas as cirurgias de urgência/emergência. As visitas aos pacientes também estão suspensas a partir desta terça-feira (17), anunciou o Hospital Universitário. Os acompanhantes seguem com acesso normal (uma troca por turno), mas o HU recomenda que o rodízio de acompanhantes seja reduzido.

Para diminuir as aglomerações e circulação de pessoas no interior do hospital e como a Furg suspendeu as aulas, também ficam suspensas as agendas de consultório realizadas por docentes. Por enquanto também não serão exercidos, em todas as áreas, os estágios de alunos de outras instituições.

SANTA CASA NÃO SE PRONUNCIA

A Presidência e a Administração do Hospital Santa Casa de Rio Grande ainda não se manifestaram a respeito de eventuais medidas alterando as rotinas durante o grave momento enfrentado. O Site Edson Costa Repórter pediu informações sobre as orientações à população de Rio Grande e região. Até o início da noite desta segunda-feira (16), nem a página oficial da Santa Casa na Internet nem o site da instituição publicaram orientações sobre medidas eventualmente adotadas. Na mensagem dirigida ao presidente e aos administradores do complexo Santa Casa, o Site Edson Costa Repórter solicitou informações gerais sobre o funcionamento do hospital e demais ações envolvendo os esforços de conter a cadeia de transmissão do coronavírus. “Tal pedido é em caráter urgente, tendo em vista a importância da Santa Casa no contexto da cidade e região no atendimento aos pacientes”, ressaltou a mensagem.


(Foto: Divulgação/HU-Furg/Ebserh)