No dia em que o prefeito Alexandre Lindenmeyer decretou estado de calamidade pública no município, Rio Grande teve a confirmação de mais um exame testado positivo para coronavírus. É o quarto caso de Covid-19 em Rio Grande desde o início da pandemia, o segundo anunciado em menos de 24 horas.

A Secretaria da Saúde local referiu que se trata de uma mulher, de 72 anos, natural de Rio Grande. Ela apresenta comorbidades e já está internada em Porto Alegre. Segundo a pasta da Saúde, o quadro da paciente é estável. O exame foi realizado em laboratório particular em Porto Alegre e reconhecido oficialmente pelo Sistema Único de Saúde– SUS. Segundo afirmou o secretário local da Saúde, Maicon de Barros Lemos ao Site Edson Costa Repórter, a paciente estava em tratamento para outras comorbidades na capital do estado– epicentro dos casos no RS, e lá mesmo surgiram os sintomas gripais.

Às 21 horas de domingo (12), o governo municipal anunciou o terceiro caso de coronavírus no município. Segundo aponta a Prefeitura, até agora Rio Grande já teve 50 casos descartados de Covid-19 e cinco exames ainda estão sob análise.
O decreto de calamidade pública assinado hoje levou em conta, além da pandemia de coronavírus, os efeitos negativos da forte estiagem que atinge o município e toda a região Sul.


(Foto: Wilson da Fonseca)