O segundo pior dia na testagem de pacientes em Rio Grande desde o início da pandemia foi neste sábado (13). Somente hoje foram nove pessoas que após exame testaram positivo para o novo coronavírus, aponta a autoridade municipal em Saúde. No dia 1º de junho, o município teve dez casos de Covid-19.

Pela primeira vez foi apontado um professor como portador do vírus em Rio Grande. Ele tem 49 anos, mas segundo informa a Prefeitura, ele já está recuperado. Três mulheres, profissionais do setor da Alimentação, estão entre os novos casos. Duas têm 37 anos e outra 39 e não apresentam comorbidades. Uma delas, de 37 anos, já está recuperada. Um jovem alpinista aparece na relação. Ele possui 21 anos, sem comorbidades. Um trabalhador do setor portuário amplia a lista. Com 41 anos, ele não apresenta comorbidades. Um estudante de 21 anos e uma mulher de 56 anos, que não exerce atividade profissional, também foram infectados e não registram comorbidades. Um trabalhador da área da Saúde, sem apresentar comorbidades, testou positivo para coronavírus, informou a autoridade local. O profissional tem 25 anos de idade.

Excetuando o professor e uma trabalhadora da alimentação que alcançaram recuperação com o passar dos dias, os outros sete pacientes “estão em isolamento domiciliar”, garante a Secretaria de Saúde do governo municipal de Rio Grande. Já são 79 casos de pessoas já confirmadas com a Covid-19 no município desde o início da pandemia e 20 ainda estão em isolamento domiciliar. Dos 79 casos, 57 conseguiram recuperação e dois (2) óbitos ocorreram desde que o levantamento teve início. Existem 30 casos suspeitos em análise e já 828 foram descartados.

SEM EXPLICAÇÃO

A Prefeitura, sem esclarecer a razão, voltou a divulgar que “não se responsabiliza pelos dados repassados pelos hospitais”. A Santa Casa de Rio Grande, que vem divulgando de forma paralela à Secretaria de Saúde os seus números, não se manifestou ainda sobre o alerta reiterado da Prefeitura. Os dados da Santa Casa não estão totalmente alinhados com o que a Prefeitura informa. Nas últimas horas, um boletim mandado publicar pela cúpula do hospital aponta “que o Complexo Santa Casa registrou um total de 27 internações. Destas, um paciente confirmado para Covid-19 (proveniente do município de Camaquã), cinco suspeitos (três de Rio Grande, um de Camaquã e um de São José do Norte), e 17 negativos”. Ainda segundo os números da Santa Casa, um paciente que estava positivo foi a óbito no último dia 05 e “três óbitos possuem a suspeita”.


(Foto: Wilson da Fonseca)