A empresa Rio Grande Fertilizantes confirmou nesta quinta-feira (18) que mandou realizar testes de Covid-19 em um numeroso grupo de trabalhadores. Ela não informou a Vigilância em Saúde, esbarrando em critério sanitário legal. A Prefeitura cobrou da empresa a falha e exigiu medidas de prevenção na unidade, em sintonia com os decretos governamentais do município em vigor. A Vigilância em Saúde de Rio Grande realizou hoje uma reunião com representantes da empresa de fertilizantes.
SAIBA MAIS
Ontem à noite, a superintendente Michele Meneses, da Vigilância em Saúde do município, declarou ao Site Edson Costa Repórter que até então a empresa não havia informado sobre o assunto. As notificações sobre casos de Covid-19 devem ser feitas à autoridade de forma compulsória. Nesta quinta-feira, foi exigida dos representantes da empresa a comunicação imediata à Secretaria da Saúde local de todos os casos suspeitos e confirmados entre os funcionários que trabalham no local. A Secretaria da Saúde esclareceu que deve haver a notificação imediata à Vigilância em Saúde quando forem feitos testes com resultado positivo para Covid-19, seja em laboratório particular ou em empresas que tenham comprado testes reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
“Não basta apenas testar e enviar os funcionários para o isolamento em seu domicílio, e não prover os encaminhamentos de notificações junto à Vigilância”, disse o secretário Maicon de Barros Lemos, da Saúde. Mais tarde, em nota, a empresa confirmou que adquiriu quarenta testes rápidos para diagnosticar trabalhadores de sua unidade. Os trabalhadores foram submetidos à testagem entre os dias 08 e 15 deste mês de junho. Oito deles estão infectados pelo coronavírus, “todos assintomáticos”, afirmou a empresa. Todos foram isolados e passaram a receber monitoramento da empresa, localizada no Distrito Industrial. A direção da empresa garante que nenhum dos infectados apresenta qualquer sintoma de gripe ou de doenças respiratórias até o momento.
CASOS DE COVID AUMENTAM
Rio Grande já contabiliza desde o início da pandemia, 102 casos de coronavírus, dos quais 75 pacientes estão recuperados. É o que informa a autoridade municipal em Saúde. Dos seis pacientes que testaram positivo nesta quinta-feira (18) há uma mulher de 44 anos, profissional da área da saúde, com comorbidades, já em isolamento domiciliar, assim como um trabalhador portuário, sem comorbidades, com 38 anos e outro da mesma área de atuação, com 42 anos, mas apresentando comorbidades. Uma trabalhadora do setor da alimentação, 40 anos, apresenta comorbidades. Ela também testou positivo e está internada no Hospital Santa Casa. Já um operador de máquinas, sem comorbidades, de 23 anos, está em casa, isolado. O sexto paciente é um pescador, sem comorbidades. Ele tem 47 anos e está internado na Santa Casa.
Nenhum comentário ainda