A UTI Covid-19 do Hospital Santa Casa de Rio Grande atingiu nesta sexta-feira (26) sua lotação. Os dez leitos existentes estão ocupados, segundo a autoridade municipal em Saúde confirmou no início da noite. A Unidade Covid, também da Santa Casa, tem onze pacientes internados, sendo três confirmados e oito suspeitos de terem o vírus. A Área Covid do Pronto-socorro, às 19 horas, não tinha pacientes, mas o Hospital Universitário tem seis pacientes, três com suspeita e outros três com o coronavírus. A Prefeitura deverá anunciar ainda nesta sexta-feira um novo modelo de distanciamento controlado, diante do avanço da doença, principalmente pela capacidade máxima de internações na UTI Covid-19.
A outra notícia preocupante é que a sexta-feira registrou o maior número de casos de pessoas contaminadas com o novo coronavírus no município em um dia. Foram confirmados 21 novos registros de pessoas com a Covid-19. Desde o início da pandemia Rio Grande já contabilizou 191 casos de coronavírus. Os dados da Vigilância Epidemiológica apontam que 49 estão em isolamento, 140 conseguiram total recuperação e duas pessoas morreram por Covid-19 no município. Já foram descartados para a doença 1.176 casos.
OS CASOS DE HOJE
Dos 21 casos anunciados nesta sexta-feira, dois homens aparecem como curados, um auxiliar de mistura, 33 anos, e um policial militar de 26 anos, ambos sem comorbidades. Sobre os demais infectados a Prefeitura de Rio Grande garante que “todos estão em isolamento domiciliar”.
COMORBIDADES
Quatro apresentam comorbidades entre os 21 casos de hoje, começando por dois idosos, ambos aposentados. Ele tem 83 anos e a mulher, 92. Uma profissional da área da Saúde, médica, 43 anos, e uma aposentada, 61, igualmente testaram positivo para coronavírus. A relação dos infectados que não têm comorbidades começa por um operador de produção, 27 anos, e um corretor de imóveis, 45, assim como um assessor contábil, com 23 anos de idade. Uma cuidadora de idosos tem 28 anos e testou positivo, assim como uma comerciária de 20 anos e um operador de produção, 36 anos. Também testaram positivo hoje um auxiliar de almoxarifado, 20 anos, uma mulher do lar, 31, e um operador de navio, com 32 anos. A autoridade municipal confirmou também na relação um segundo policial militar, 26, um vigilante, 34, e um operador de produção, com 24 anos. Os últimos três da lista são uma auxiliar patrimonial, 30 anos, uma auxiliar de tratamento, 54 anos, e um “coqueador”, de 39 anos de idade.
(Foto: Wilson da Fonseca)
Espero que o novo modelo comece por: melhorar o sistema de transporte para evitar aglomerações nos paradões, melhorar o atendimento nos bancos, lotéricas e lojas para evitar aglomerações em frente as mesmas, creio que deva ser por aí, não quero acreditar que seja como alguns que se dizem “gestores”, mas só sabem achar uma maneira de prejudicar mais ainda a população.