A autoridade municipal em Saúde confirmou a ocorrência da terceira morte por coronavírus em Rio Grande. O idoso, de 83 anos, estava na UTI Covid-19 do Hospital Santa Casa desde o dia 18 deste mês. A Prefeitura anunciou oficialmente a morte às 18h52 em seu site. Até então, Rio Grande registrava dois óbitos de pessoas infectadas por Covid-19, o de uma mulher de 64 anos, no dia 1º de maio, e outro idoso, 70 anos, ocorrido no dia 5 de junho. “Lamentamos e estendemos aos amigos e familiares o nosso sincero pesar pelo falecimento”, destacou o secretário da Saúde, Maicon de Barros Lemos, enfatizando a necessidade do reforço dos cuidados para evitar a propagação da Covid-19.

OUTRA SITUAÇÃO

A direção do Hospital Santa Casa de Rio Grande divulgou a ocorrência de um óbito no município ‘suspeito’ de estar infectado por coronavírus. Na noite de sexta-feira (26), às 21h19, a Santa Casa emitiu boletim colocando que no período compreendido entre 19 e 25 deste mês, um suspeito de coronavírus “evoluiu ao óbito”. Várias vezes a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde local, já publicou em suas plataformas oficiais que não se responsabiliza por informações emitidas por hospitais, mas sem explicar a razão de tal comunicado. A direção da Santa Casa também admitiu publicamente que um paciente confirmado para coronavírus, proveniente de São José do Norte, foi transferido da UTI para a Enfermaria Clínica, “mas o caso foi contabilizado nas duas unidades”.

MAIS SEIS INFECTADOS

A Vigilância Epidemiológica do município também informou que Rio Grande teve neste sábado mais seis casos de pacientes com coronavírus. Pelos dados registrados até o momento, são 197 casos confirmados (47 em isolamento, 147 recuperados e 03 óbitos), 34 casos suspeitos e 1.176 casos descartados. Os pacientes portadores de comorbidades são dois homens, um preposto, 42 anos, e um eletricista de 58 anos de idade. A Prefeitura não informou onde o preposto exerce atividade laboral. Os outros pacientes, sem comorbidades, são três mulheres e um homem: uma agente de trânsito, 45 anos, uma mulher que não exerce atividade laboral, 38 anos, e uma analista de qualidade. Já o homem infectado tem 37 anos e está desempregado. A Prefeitura de Rio Grande assegura que todos os pacientes estão em isolamento domiciliar.


(Foto: Wilson da Fonseca)