Rio Grande apresentou o maior número de pessoas com resultado positivo para Covid-19 em apenas um dia. Somente neste domingo (28) trinta e uma pessoas foram diagnosticadas com o vírus no município, entre elas uma criança de apenas cinco anos, apresentando comorbidades. Até o momento, Rio Grande tem 228 casos confirmados (58 em isolamento domiciliar, 20 internados, 03 óbitos e 147 pacientes recuperados). Neste domingo há cinco casos suspeitos aguardando resultado de exame laboratorial. Já são 1.209 casos descartados para Covid-19 desde o início da contagem na pandemia.
O Boletim Epidemiológico da Secretaria local da Saúde sinalizou os pontos que concentram maior número de pessoas com Covid-19 em Rio Grande. Pela ordem estão Quarta Seção da Barra (35 casos), enquanto Balneário Cassino, Centro, Cidade Nova e Bairro Getúlio Vargas possuem números situados entre 11 e 15 casos de residentes infectados. O levantamento oficial aponta que os três setores de atuação com maior incidência da doença são os da Saúde (24), serviços domésticos/do lar (23) e Indústria da Transformação/Fertilizantes, com 19 casos positivos de coronavírus. O dado levou em conta a evolução da doença e demais indicadores no período entre 21 e 27 deste mês. A faixa etária com maior número de infectados continua sendo de 30 a 39 anos, com 53 casos, seguindo-se a faixa que vai de 40 a 49 anos, com 47 pessoas que testaram positivo para coronavírus.
OS PACIENTES
Além da criança de cinco anos que está em isolamento domiciliar, os casos de pacientes portadores de comorbidades incluem uma idosa, 89 anos, internada no hospital, um aposentado (62), uma mulher do lar (41), uma profissional da saúde (55), uma idosa de 63 anos, sem ocupação laboral que está internada e um aposentado, 64 anos, também internado. Outra pessoa infectada é comerciária e tem 56 anos. A última pessoa com comorbidades diagnosticada hoje com coronavírus é um empresário de 61 anos. Os demais não têm comorbidades e são pacientes entre 19 e 50 anos de idade. Uma profissional da saúde, com 33 anos e um estudante de 20 anos abrem a lista, integrada ainda por um estagiário e estudante de 27 anos e um pescador de 36 anos. Um trabalhador da área de operação em navegação, 34, uma contadora de 35 anos e uma recepcionista, 36, estão com Covid-19, a exemplo de um advogado de 31 e uma trabalhadora da saúde com 42 anos.
A autoridade em Saúde refere que também integram a relação de pacientes positivados para coronavírus deste domingo um comerciante de 50 anos, que está no hospital e um militar da Marinha, 37 anos. Também constam na relação uma operadora lojista (38) e uma profissional da saúde da mesma idade, além de uma jovem de 19 anos, que atua em serviços gerais. Um mecânico de manutenção (36), uma profissional da saúde (40), uma assistente contábil (40), uma auxiliar de educação infantil (30), assim como um operador de máquinas, com 37 anos, têm coronavírus. Os últimos casos são o de um supervisor de produção (28) e um operador de máquinas, 36, além de uma professora de 37 anos. Excetuando os que se mantêm internados, a Prefeitura garante que “todos estão em isolamento domiciliar”.
(Foto: Wilson da Fonseca)
Talvez seja melhor fechar o comércio e outros serviços. A contaminaçăo a cada dia aumenta. O primeiro lugar está a vida e saúde das pessoas.