Se alguém precisar de um leito de UTI para qualquer doença, não vai ter. As cirurgias eletivas estão suspensas, porque não existem medicamentos. Se tivermos um volume de óbitos por Covid-19, não teremos estrutura”. A impactante manifestação foi feita pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) neste sábado (04) durante reunião extraordinária da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

No encontro, Lindenmeyer pediu “que os demais prefeitos e prefeitas considerassem a gravidade da situação na Região Sul”. Aos demais prefeitos da região, Lindenmeyer alertou que “não é um problema só de Rio Grande ou Pelotas e está na hora de puxar o freio de mão”. O prefeito vai assinar neste domingo (05), um novo decreto fixando a ‘bandeira preta’ para o município, medida que entra em vigor no dia seguinte, segunda-feira. A bandeira preta no município, decorrência do agravamento do quadro de Covid-19, só incide sobre as atividades consideradas não essenciais. Lindenmeyer não mexerá nas atividades essenciais, reguladas por decreto estadual. Contudo, adiantou que a extensa maioria dos serviços passa a não funcionar pelo prazo de uma semana. Ele voltou a afirmar que “indústria de alimentos, insumos e área portuária não têm ingerência da administração municipal”.

MAIS INFECTADOS

Neste sábado, Rio Grande registrou outros 17 casos de pacientes com coronavírus. Os dois óbitos suspeitos registrados ontem (03) continuam sem resultado da análise laboratorial. Ainda conforme a Vigilância Epidemiológica, o óbito suspeito registrado no último dia dois, foi negativado. Dos 17 pacientes que testaram positivo hoje, apenas cinco apresentam comorbidades. Os homens que testaram positivo são um administrador (40 anos), mas já recuperado, segundo a Prefeitura, além de um técnico operacional (40), aposentado/vigilante (66), almoxarife (48), aposentado (61), técnico em mecânica (37), assistente operacional (35) e um mestre de rebocador, com 54 anos de idade. Já entre as nove mulheres estão uma profissional da saúde (53), empresária (27), uma adolescente estudante (13), professora (37), cabeleireira (33), do lar (35), doméstica (50), operadora de escala (48) e outra sem ocupação profissional, de 54 anos. Dos 358 casos até agora identificados com coronavírus em Rio Grande, o número de recuperados chega a 274. Os dez leitos da UTI Covid-19 do Hospital Santa Casa continuam ocupados.


(Foto: Wilson da Fonseca)