A mulher em situação de rua que teve teste confirmado para coronavírus já está internada na Ala Covid-19 do Hospital Santa Casa de Rio Grande. A informação foi confirmada no início da noite desta quarta-feira (15) pela autoridade em Saúde. O Município havia solicitado, através do Ministério Público, a internação compulsória da portadora de Covid-19. O assunto nesta semana gerou inquietação nas redes sociais devido ao fato de a portadora estar circulando sem cuidados pelas ruas, especialmente no perímetro central. As equipes do chamado Consultório na Rua e do Serviço Municipal de Urgência conseguiram concluir a abordagem e a internação da mulher e seu parceiro.

O Consultório na Rua é um serviço que presta atendimento ao público em situação de vulnerabilidade nas vias públicas de Rio Grande, composto por profissionais de saúde. Eles prestam atendimento e monitoram o público que vive em tal condição. O secretário da Saúde local, Maicon de Barros Lemos, garante que todas as pessoas em tal situação possuem prontuário, facilitando o acompanhamento. “O objetivo é dar assistência de saúde para essas pessoas. Temos entrega de medicamentos e acompanhamos a sua utilização”, disse Lemos. Também são feitos exames laboratoriais, testes preventivos e consultas médicas, de acordo com a condição de saúde desses pacientes, assegurou a autoridade.

FUGAS

Sobre a paciente que teve confirmação para coronavírus, o secretário explicou que em três oportunidades ela foi acompanhada pelas equipes do Consultório na Rua até a Santa Casa, onde receberia tratamento na Ala Covid-19, mas a mulher fugiu repetidas vezes do local. Ela condicionou sua permanência no hospital à internação também de seu parceiro, que é considerado como caso suspeito de Covid-19. Ambos são mantidos internados e o homem já fez o teste para a doença. O resultado dele ainda não foi liberado.


(Foto: Wilson Rosa da Fonseca)