O avanço da pandemia em Rio Grande e região levou o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa (HU-Furg) a antecipar a abertura de 10 dos 20 leitos da nova Enfermaria Covid-19. O início do funcionamento da unidade estava previsto somente para a semana que vem, mas os esforços das equipes do HU possibilitaram a redistribuição dos profissionais e outras medidas operacionais, garantindo imediatamente a ativação de metade dos leitos. Para equipar o espaço, o hospital, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 20 ventiladores pulmonares que chegaram no início de julho. A abertura dos demais leitos depende da entrega de equipamentos complementares, comprados na semana passada por meio de doação da empresa Yara Brasil.

Com o início do atendimento na Enfermaria Covid-19, na manhã desta terça-feira (21), os pacientes internados no HU-Furg estão sendo realocados para a nova área, deixando o Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 (Acesso 02) liberado para os atendimentos de urgência e emergência de pacientes suspeitos ou infectados pelo novo coronavírus. Para o deslocamento interno, a estrutura foi reorganizada e um dos elevadores, próximo ao SPA/Covid, ganhou ligação direta com a Enfermaria Covid-19, sem que os pacientes e profissionais tenham acesso a outros elevadores ou áreas do hospital, minimizando o risco de contágio e contaminação interna. Conforme a superintendente do HU, Sandra Brandão, “esses 10 primeiros leitos estão sendo colocados em funcionamento de forma emergencial, para atender à crescente demanda de nosso município e Região”. Acrescentou Sandra que na próxima semana o HU deve receber e testar o restante dos equipamentos para aparelhar mais 10 leitos, totalizando 20, que terão capacidade de atender pacientes com Covid-19 e que possam necessitar de cuidados semi-intensivos.

INVESTIMENTOS

Os investimentos na Enfermaria Covid-19 foram custeados pela Ebserh, totalizando R$ 1,6 mi (obra, ventiladores pulmonares e exaustores), e pela doação da empresa Yara Brasil, para aquisição de equipamentos complementares, no valor de R$ 750 mil. Para ofertar os leitos Covid-19, foi realizada a adequação da Unidade de Clínica Cirúrgica, dotando a área de ventiladores pulmonares e demais equipamentos que permitem o monitoramento dos pacientes. Para o enfrentamento à pandemia, o HU-Furg, além da Enfermaria Covid-19, conta com oito leitos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), quatro leitos de UTI Pediátrica e com o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia, que processa testes (tipo RT-PCR).


Foto: Banco de Dados/Site