Desde o dia 09 de junho foram processados 1.070 testes pelo Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia do Hospital Universitário (HU-Furg) em Rio Grande, e 51% com resultado positivo para Covid-19. A informação foi dada nesta terça-feira (28) pelo gerente de Atenção à Saúde do hospital, Fábio Lopes. No final da reportagem, vídeos liberados pelo HU mostram o trabalho de análise em andamento.
COMO FUNCIONA
Há quase duas semanas o laboratório do HU vem processando os testes para identificação do novo coronavírus (tipo RT-PCR) além de Rio Grande, dos municípios de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. A partir de junho, durante os primeiros 40 dias de funcionamento, o laboratório processou exclusivamente os testes de Rio Grande, provenientes de pacientes internados no próprio HU e no Hospital Santa Casa, além de coletas realizadas pela Vigilância Epidemiológica do município. O recebimento e o processamento das amostras de outros municípios agilizam o diagnóstico de Covid-19 na Microrregião.
As amostras biológicas são coletadas pelas instituições de saúde dos municípios e encaminhadas ao HU, que as processa e dá retorno aos municípios, cumprindo os protocolos do Ministério da Saúde. Lopes disse que agora o desafio é garantir com os governos estadual e federal, os insumos para aumentar a capacidade de testagem. Segundo a direção do complexo, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o laboratório contribui para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 processando os testes RT-PCR (biologia molecular), que analisam as secreções respiratórias dos pacientes com suspeita da doença, apresentando resultados entre 24 e 72 horas.
O teste permite identificar a presença do vírus no período de maior carga viral no organismo, entre coletas do 3º ao 5º dia do início dos sintomas. O local foi montado a partir da ampliação e reestruturação do Laboratório de Carga Viral/CD4+, instalado em Rio Grande em 1998 e vinculado ao Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. O Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia do Hospital Universitário é referência regional. Para conhecer um pouco do laboratório clique nos dois links a seguir.
(Foto: HU/Ebserh)
O Prefeito deveria fazer video é das reuniões dele. Pelo menos pareceria que trabalha. O Ministério Público poderia seguir o mesmo caminho. Em tempos de política usam os funcionários para “fingir” que trabalham. Hipocresia para essa cambada é elogio. Haja!!!!!