O Município de Rio Grande já chama a atenção de autoridades brasileiras pelo elevado número de mortes por Covid-19. Com população estimada em 211 mil pessoas pelo IBGE, Rio Grande tem mais mortes por coronavírus que o Paraguai, país com sete milhões de habitantes. O Paraguai registra até o momento 45 óbitos por coronavírus, enquanto Rio Grande chegou nesta terça-feira (28) a 61 óbitos. Outro país, o Uruguai, registra até agora 35 mortes pelo vírus. O Site Edson Costa Repórter questionou, por escrito, o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) sobre o elevado número de mortes por coronavírus no município, mas não houve resposta.
Dias atrás, o secretário local da Saúde, Maicon de Barros Lemos, ao tentar explicar o preocupante número de mortes, disse que “a população de cada município detém um perfil de saúde, seja pela colonização apresentada, fatores como comorbidades prevalentes, muitos até mesmo hereditários, e perfil geolocal”. Lemos acrescentou que Rio Grande tem um perfil característico, o de “cidade portuária, industrial e com economia centrada também na pesca”.
HOJE
Nesta terça-feira morreram por Covid-19 mais duas pessoas em Rio Grande. São dois homens, aposentados, sintomáticos, um com 73 e outro com 75 anos. Além de ter alcançado 61 mortes, nesta terça-feira o município teve o registro recorde de 122 novos casos de contaminados por coronavírus. A UTI Covid-19 da Santa Casa está com 90% de sua capacidade tomada.
Foto: Wilson da Fonseca
Como assim ninguém consegue explicar? A causa dessa situação toda está na mal fadada intervenção que a Santa Casa sofreu por parte do Município em 1/4/2015. Quantas pessoas morreram de lá para cá, mesmo sem o COVID? Basta açompanhar os registros dos óbitos comparativamente ao período pré-intervenção. Hoje alguma guerra, alguma epidemia anterior ao Corona COVID-19? Claro que não. O que houve foi negligência mesmo misturada a uma grande dose de oportunismo. Como poderia ser diferente agora com essa Pandemia? Ministério Público sabe disso. O que não faltam são denúncias nesse período! Porque não fazem nada? Qual a razão da total falta de transparência??? Isso é revoltante. Antes da Intervenção, o MP vivia dentro da Santa Casa fazendo cobranças. Muito justo. Estava cumprindo o seu dever. Porque na administração atual a postura é outra? Tem gente morrendo e a rodo, desde então. Logo, a explicação me parece lógica. Edson Costa juntamente com parte da população indignada fez e faz parte dessa luta que não termina mais. ONDE ESTÃO AS FORÇAS VIVAS DA CIDADE DO RIO GRANDE? Eu, sinceramente sei. Estão, junto aos Vereadores esperando abrir a temporada DOS VOTOS. ISSO É REVOLTANTE E VERGONHOSO. A quem pretendem enganar, fingindo-se de gato morto?