Às 16h24 desta quinta-feira (30), em nota, a Secretaria da Saúde do Estado confirmou ter concluído a entrega de mais 56 respiradores de beira de leito para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e três de transporte de pacientes a 12 hospitais gaúchos. Dos 56 aparelhos, 20 foram entregues aos dois hospitais de Rio Grande. Dez foram destinados à Santa Casa e dez ao Hospital Universitário (HU-Furg), como havia sido anunciado. Eles fazem parte do total de 100 respiradores trazidos ao Rio Grande do Sul, anunciados pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, em recente visita ao Estado.
SINAL DE ALERTA
A Secretaria Estadual da Saúde, também nesta quinta-feira recebeu mais 20 respiradores, 10 de beira de leitos e 10 de transporte. Não está descartada a possibilidade de Rio Grande, pela gravidade do quadro instalado com os elevados números de infectados e de óbitos, poder se habilitar a receber mais respiradores. A possibilidade ficou aberta em trecho da nota da secretaria estadual. “A distribuição desse novo carregamento será realizada conforme as necessidades regionais da rede hospitalar do Rio Grande do Sul”. O deputado estadual Fábio Branco (MDB) disse que continua gestionando a ampliação do aparelhamento de Rio Grande para o combate ao avanço da pandemia.
Até agora, o Estado já distribuiu mais de 600 destes equipamentos, entre respiradores de beira de leitos e de transporte de pacientes. Eles são utilizados em casos graves de Covid-19, em que os pacientes precisam de auxílio para respirar. Até agora, o Governo do Estado já ampliou em mais de 80% a capacidade instalada de leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No início da pandemia, o RS contava com 933 leitos de UTI e hoje já soma mais de 1.600. A meta é ampliar em 105% o número de vagas, chegando a mais de 1.909 leitos de UTI no RS.
(Foto: Neusa Jerusalém/SES/PoA)
Nenhum comentário ainda