Com a morte de uma aposentada de 89 anos, Rio Grande chegou nesta quinta-feira (13) a 90 mortes por coronavírus, além de mais 33 pessoas terem testado positivo. A UTI Covid-19 da Santa Casa tem 90% de ocupação na noite de hoje. Dos 1.868 pacientes que contraíram o vírus nesta pandemia, 1.679 conseguiram a recuperação. Contudo, outra notícia preocupante abala a estrutura da saúde local. É que a 3ª Coordenadoria Regional da Saúde notificou a Santa Casa de Rio Grande nesta quinta-feira para que não realize novas internações de pacientes clínicos na ala da Enfermaria Covid, pelo menos até que sejam providenciadas adequações no local.
Novos pacientes que precisem de internação em enfermaria devem ser encaminhados para os hospitais Universitário (HU-Furg), Santa Casa de São Lourenço do Sul, Caridade de Canguçu ou Nossa Senhora da Conceição, no município de Piratini. Os pacientes já internados na Enfermaria Covid-19 da Santa Casa poderão se transferidos, conforme o quadro de necessidade, em operação conjunta das autoridades em Saúde do estado e do município de Rio Grande. A situação decorre de nova solicitação de auditoria no local feita pela promotora de Justiça de Rio Grande, Camile Balzano de Mattos. Dias atrás, conforme noticiou o Site Edson Costa Repórter, a promotora tinha determinado medida semelhante ao encontrar várias situações irregulares no setor.
Em nota, a direção da Santa Casa afirmou já ter tomado “todas as providências necessárias em relação à primeira vistoria, mas que segue à disposição para atender às demais solicitações, visando manter a unidade aberta, atendendo aos pacientes”.
Foto: Site Edson Costa Repórter
Hâ algo de muito errado na Santa Casa, tomara que uma investigaçăo séria e competente possa esclarecer esta situaçăo, para que os doentes nâo continuem pagando com a vida pelo caos e negligencia instalados .