A direção do Hospital Santa Casa de Rio Grande afirmou nesta quinta-feira (20) que está fazendo esforço para obter a desinterdição da Ala da Enfermaria Covid-19, medida determinada pela autoridade estadual em Saúde a partir de constatações acolhidas pelo Ministério Público.

RELEMBRE A SITUAÇÃO

A interdição das alas de atendimento clínico para pacientes acometidos pelo novo coronavírus causou grande repercussão na comunidade. No dia 31 de julho uma auditoria médica, liderada pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e Vigilância Sanitária na Unidade São Lucas III, constatou várias irregularidades e riscos, assim como na área de triagem de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. As situações envolveram, principalmente, fluxo de organização, estrutura física para atendimento e normas de isolamento. A auditoria também verificou problemas envolvendo recursos humanos e logísticos no atendimento.

O hospital fez algumas melhorias determinadas pelas autoridades. Já no dia 11 de agosto, a autoridade estadual tomou nova medida, obrigando a Santa Casa a implantar as normas básicas de saúde para o funcionamento da Enfermaria Covid-19. Hoje, a direção do hospital declarou estar ciente dos pontos que necessitam de melhoria e correção, afirmando que “trabalha para a desinterdição da unidade, bem como na melhoria dos serviços e na defesa técnica”. A cúpula do hospital sustentou que “trabalha de portas abertas, sempre de modo a compreender os anseios da população”.

CONTAMINAÇÃO

Nesta quinta-feira Rio Grande teve mais 30 casos de pacientes que testaram positivo para coronavírus, de acordo com a Vigilância em Saúde. A cidade registra 2.094 casos confirmados desde o início da contagem, dos quais 1.932 chegaram à cura. A notícia preocupante é que a UTI Covid-19 da Santa Casa, que nos últimos dias vinha registrando uma taxa de internação de 70%, hoje voltou a ter seus dez leitos totalmente ocupados. A Enfermaria Covid do Hospital Universitário (HU-Furg) está com os seus quinze leitos ocupados na noite de hoje.


Foto: Site Edson Costa Repórter