Neste sábado (22) a direção do complexo hospitalar Santa Casa de Rio Grande protocolou na 3ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS o pedido para habilitação de 10 leitos semi-intensivos de UTI, específicos para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19 (foto). Os leitos foram destinados no chamado Setor 2.200 do Hospital de Cardiologia e Oncologia. A direção da Santa Casa afirma que o setor está dotado de todos os equipamentos necessários, “com equipes médicas e assistenciais já escaladas”. A partir da aprovação, a infraestrutura estará pronta para entrar imediatamente em funcionamento, assegura a entidade.

INTERDIÇÃO

A Santa Casa também protocolou neste sábado na coordenadoria a defesa técnica das situações apontadas como irregularidades pela autoridade estadual em Saúde, com acompanhamento do Ministério Público Estadual (MPE). A ação efetiva do Ministério Público e da Coordenadoria Regional de Saúde levou à interdição cautelar da Unidade São Lucas III, enfermaria clínica destinada aos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. Nos próximos dias as autoridades irão vistoriar as medidas tomadas pela Santa Casa, avaliando se estão dentro das normas legais de saúde pública, para proteção de pacientes e trabalhadores.

SITUAÇÃO

Neste sábado, Rio Grande registrou mais 40 pessoas que testaram positivo para coronavírus. Assim, o município, desde o início da pandemia, contabiliza 2.174 infectados, dos quais 2.009 conseguiram recuperação. A UTI da Santa Casa continua com os seus dez leitos ocupados na noite deste sábado.


(Foto: Divulgação)