A Prefeitura de Rio Grande confirmou às 18h09 desta sexta-feira (28) mais cinco mortes por coronavírus de pacientes da cidade. A informação foi dada através da Vigilância Epidemiológica. Assim, Rio Grande passa a contabilizar 110 mortes pela Covid-19. Também hoje surgiram mais 44 casos de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. As mortes registradas são de dois homens e três mulheres, todos sintomáticos e portadores de comorbidades. Um homem tinha 81 anos e o outro 44 anos. As mulheres possuíam 64, 68 e 83 anos, respectivamente. “O homem de 44 anos faleceu em Bagé, dia 29 de julho, mas entra nos registros do município de Rio Grande”, declarou a Prefeitura. Outros três óbitos ocorreram dia 26 (quarta-feira) e um no dia 22 deste mês. Desde o começo da pandemia, Rio Grande contabiliza 2.435 contaminados, dos quais 2.241 alcançaram a recuperação. A UTI Covid-19 da Santa Casa está com 80% dos leitos ocupados na noite desta sexta-feira.

DESINTERDITADA

No final da tarde desta sexta-feira, a Santa Casa recebeu o termo de desinterdição da Área Covid. Na última terça-feira, a ala destinada a pacientes com suspeita e também portadores do vírus foi vistoriada. As novas exigências foram acatadas e a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde deu agora o aval para a retomada do funcionamento. “Serão realizados os procedimentos de reabertura e retomada das equipes, e o mais breve possível a unidade estará de portas abertas pra o atendimento pleno”, enfatizou a direção. O hospital também ativou os dez novos leitos de UTI destinados a pacientes acometidos pelo novo coronavírus. O custeio foi da Secretaria Estadual da Saúde, com contribuição via doações e ação parlamentar na gestão das medidas que viabilizaram o avanço. Os novos e equipados leitos ficam no Hospital de Cardiologia e Oncologia.

Desinterdição

Clique para ampliar

O deputado estadual Fábio Branco (MDB), falou sobre a desinterdição da ala da Santa Casa e a respeito do aparelhamento hospitalar para atendimento aos pacientes afetados pela Covid-19.


(Foto: Site Edson Costa Repórter)