A crise sem precedentes enfrentada pelo Hospital Santa Casa de Rio Grande tem sido amenizada com o aporte de recursos públicos e doações da comunidade. Antes da pandemia de Covid-19, o hospital, mergulhado em dívidas e com os cofres raspados, já enfrentava a falta de materiais e dificuldades em todos os setores. Com a pandemia, a direção do hospital vem apelando à população e reconhece o apoio da comunidade publicando listas de doações feitas e agradecimentos pela solidariedade. Nos últimos dias, as doações chegaram de empresas, grupos sociais articulados e pessoas da comunidade, todos sensibilizados com a situação do hospital referenciado para tratar os pacientes de Covid-19. A Santa Casa liberou nota manifestando “eterna gratidão às empresas, instituições e pessoas físicas, que realizaram doações ao complexo hospitalar”. A 3ª Coordenadoria Regional de Saúde foi uma das mencionadas pela Santa Casa pela entrega de aventais, máscaras, toucas, protetores de face e óculos de segurança, totalizando 15.678 unidades, além de trinta caixas de luvas.

O Hospital Universitário (HU-Furg) segue ajudando com doações, como alimentos e equipamentos de proteção aos trabalhadores do complexo. O grupo benemerente Gratidão, entre lençóis e fronhas, somente nos últimos dias deu à Santa Casa 388 unidades. O Tecon Rio Grande doou trinta colchões e uma clínica de atenção à saúde repassou ao hospital 750 unidades de ‘propés’. O equipamento protege os pés contra a contaminação no ambiente hospitalar. Particulares doaram cadeiras de rodas e de banho. Águas mineral e sanitária também estão chegando como doações, revela o hospital. Particulares têm doado medicações, além do que chega através a Secretaria da Saúde do Estado.

CONTAMINADOS

A autoridade municipal em Saúde confirmou nesta terça-feira (08) mais 39 casos de pessoas contaminadas com Covid-19 em Rio Grande. Assim, o total de pacientes positivados na pandemia chega a 2.983, dos quais 2.780 ficaram recuperados. Oitenta e oito pessoas, segundo garante a Prefeitura, estão em isolamento, domiciliar ou hospitalar. Ainda existem 238 pacientes suspeitos de estarem contaminados com o coronavírus. A taxa de ocupação da UTI Covid-19 da Santa Casa é de 80%. Já a UTI Covid “Nova”, no Hospital de Cardiologia, está com três dos seus dez leitos ocupados na noite desta terça-feira.

(Foto: Site Edson Costa Repórter)