Em entrevista ao Site Edson Costa Repórter– ECR na tarde desta quinta-feira, 25, o presidente da associação mantenedora do Hospital Santa Casa de Rio Grande, Renato Menezes da Silveira, disse que ainda falta pagar aos funcionários cerca de 20% da folha salarial do mês de fevereiro. Preferindo por enquanto não apontar a fonte, Silveira revelou estarem adiantadas as tratativas no sentido de viabilizar o aporte de recursos ao hospital, o que talvez aconteça na próxima semana.

Caso o hospital tenha êxito na alocação dos recursos, a prioridade será o pagamento salarial. Segundo falou Silveira ao Site ECR, os recursos que estão sendo buscados “não provêm de empréstimo bancário”. O presidente do hospital refere que, além dos colaboradores de carteira assinada, há valores significativos a serem saldados com profissionais prestadores de serviços médicos, atrasos que vêm desde dezembro do ano passado. Fazendo questão sempre de colocar que o aporte buscado ainda não tem posição liberatória conclusiva, Renato da Silveira aponta que em caso de êxito, a Santa Casa teria suas finanças em outra condição para fazer frente à prioridade de pagamento de salários.

O novo presidente do hospital enfatizou em sua entrevista que, além do pagamento do restante da folha de fevereiro (que tinha possibilidade de avançar ainda nas horas seguintes) existem valores em aberto aos funcionários do complexo referentes a férias, 13º salário de 2018 e outros importantes compromissos que precisam ser honrados. “Por mais dura que seja, vamos retratar sempre a verdade”, destacou o presidente. Ele fez questão de mencionar que tem contado com a compreensão dos funcionários e médicos diante do quadro de dificuldades do hospital.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Rio Grande– Sindisaúde, tem recebido permanentemente informações sobre a situação. Silveira enfatizou que o sindicato tem recebido sempre em primeira mão as informações sobre liberação de pagamentos, dentro de princípios regrados pela transparência nas ações e respeito aos funcionários quem têm mantido as atividades do hospital. “A comunicação é fundamental”, reforçou.

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO 

Questionado pelo Site ECR sobre versões circulantes de maneira mais forte nos últimos dias sobre o suposto encerramento das atividades do Hospital Psiquiátrico de Rio Grande, o presidente da Santa Casa negou de forma veemente. Segundo Renato da Silveira, nada há de concreto a respeito, tranquilizando a comunidade. “O que está sendo feito é um profundo estudo da situação geral da Santa Casa, envolvendo todos os setores”. Adiantou que estão sendo buscadas informações sobre todos os setores da entidade. “Chegamos agora e não temos ainda todas as informações necessárias para a tomada de decisões”, concluiu.

(Foto: Site ECR)