Rio-grandino, campeão de tudo que disputou desde os nove anos de idade, João Selig Chocho vai além do sonho e trabalha forte para alcançar o topo do mundo no Jiu-jítsu. Ao Site Edson Costa Repórter, o lutador de 14 anos já acumula doze títulos e revelou que pretende ser campeão brasileiro e o número 1 do mundo. Atualmente está na categoria ‘Pesadíssimo Infantojuvenil A’, para atletas de 13 e 14 anos. Seu gosto pela arte marcial iniciou com apenas quatro anos de idade.

Focado, João Selig aspira ser campeão do Grand Slan da modalidade. Para atingir o feito, terá que conquistar os títulos Europeu, Panamericano, Brasileiro, Mundial e ADCC no mesmo ano. A conquista ADCC de Jiu-jitsu é a vitória no Abu Dhabi Combat Club Submission Wrestling World Championship, um dos maiores eventos de luta agarrada do mundo. Em outras palavras, é considerada a “Copa do Mundo” da arte marcial, um esporte de combate corpo a corpo. Nos seus planos está morar e ser professor nos Estados Unidos.
Selig treina muito, tem controle total da ansiedade e do nervosismo, apesar da baixa idade e segue valores fundamentais, como a disciplina e o respeito aos outros. Mantém uma alimentação rigorosa e não ingere menos de quatro litros de água ao dia.

GRATIDÃO

Ele reside atualmente com sua mãe em Porto Alegre e cursa o 9º ano na Escola David Canabarro, onde é aluno nota 10. Sua escola no Jiu-jítsu em Rio Grande foi a Academia Mestre Júlio Secco, onde é respeitado demais e desfruta da amizade geral. Destaca grandes nomes das artes marciais importantes em sua caminhada em Rio Grande: Daniel Rodrigues ‘Folgado’, João Silveira e Leges Furtado. “Hoje moro em Porto Alegre, faço parte da Academia de Artes Marciais Scorpyon, mas tenho muita gratidão a todos em Rio Grande, minha terra e onde me sinto acolhido”.

 

(Vídeo e fotos: Site Edson Costa Repórter)