Dezenas de famílias vivendo sem água e energia elétrica nas imediações do antigo Jockey Club, na periferia de Rio Grande, resolveram protestar nesta segunda-feira (13). São moradores da Rua Arlindo Rodrigues da Silva, lugar onde se localizavam as cocheiras do Jockey Club. A situação foi exposta em reunião da Câmara Municipal (foto) pelos moradores e uma das líderes do movimento, Veridiana Simões, disse que já são cerca de cem famílias vivendo em difícil situação. As ligações de água e energia elétrica não podem ser feitas porque se trata de uma ocupação irregular, muito próxima das torres de energia elétrica. As famílias não querem deixar o local onde estão instaladas há vários anos e esperam contar com a intermediação da câmara para verem o impasse resolvido. Uma comissão foi constituída para tratar do assunto com as autoridades da Prefeitura e do Ministério Público Estadual em reunião agendada para a tarde de quarta-feira (15). O Poder Executivo enviará um representante para o encontro.
RELEMBRE
O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil em 2011 para investigar a ocupação irregular que estava sendo formada aos pés das torres de transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee). A legislação federal proíbe que as áreas muito próximas às linhas de transmissão sejam ocupadas para fins de moradia, pelos riscos existentes. Em 2015, uma ação civil pública foi aberta na tentativa de obrigar a Ceee a mudar as torres de transmissão de lugar ou adotar as providências para retirar as famílias do local, pois o entendimento ministerial foi de que a companhia não poderia ter permitido a construção de casas no reduto. Um acordo entre o Ministério Público e a Ceee acabou desencadeando ações de reintegração de posse por parte da companhia, na tentativa de promover a retirada das famílias do local. Segundo a câmara, os processos não apresentaram conclusão e seguem tramitando.
A Rua Arlindo Rodrigues da Silva está localizada entre a Rua Engenheiro Elmer Corttheill (Vila Braz) e a área do Praça Rio Grande Shopping, exatamente onde durante muitos anos existiram as cocheiras do Jockey Club, entre as ruas Saturnino de Brito e Pedro de Sá Freitas. Até hoje a via que apresenta o problema é conhecida como “Rua das Cocheiras”.
(Foto: Divulgação/CMRG)
Pois é, pro shoping poderam ligar água , luz, esgoto, etc. Aí prefeito esse ano tem eleição…
Agradecido pela manifestação no Site, Carlos!