Apesar da crise que se agrava a cada semana, o Hospital Santa Casa de Rio Grande segue recebendo recursos públicos. O Ministério da Saúde reforçou o caixa de duzentas instituições do Rio Grande do Sul, incluindo a Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande. O governo gaúcho também reforça que está em dia com os repasses para o hospital. Da semana passada para cá, o Estado realizou o pagamento de cerca de R$ 62 milhões a hospitais, clínicas e laboratórios pela produção ofertada aos usuários do Sistema Único de Saúde– SUS, beneficiando as duzentas instituições que mantêm contratos com o governo do RS. 

A verba é destinada para custeio de procedimentos ambulatoriais e hospitalares relativos à produção realizada do teto de Média e Alta Complexidade, chamado de ‘Teto MAC’. O recurso é repassado pelo governo federal via Ministério da Saúde ao Estado, que distribui os valores entre os prestadores, como a Santa Casa local. O governo gaúcho não revelou o montante repassado individualmente a cada instituição. No início da tarde desta quarta-feira (15) a assessoria da secretária estadual da Saúde Arita Bergmann confirmou em mensagem ao Site Edson Costa Repórter que a Santa Casa de Rio Grande está entre as entidades beneficiadas com o repasse. O site oficial e a Página da Santa Casa na Internet não fizeram qualquer menção ao assunto.

O presidente da instituição, bispo emérito Dom José Mário Stroeher preferiu não se manifestar nem retornou o contato. A administração do hospital também não respondeu ao questionamento sobre o montante destinado ao hospital que enfrenta sérios problemas de estrutura e um gigantesco endividamento.