O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou a primeira captação de órgãos do ano. Os profissionais do HU identificaram a morte encefálica de uma pessoa adulta, comunicando imediatamente à Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que efetuou os encaminhamentos junto à família. A identidade do doador é preservada pelo hospital. Após a autorização dos familiares, a equipe de captação da Central de Transplantes de Porto Alegre foi mobilizada e dois profissionais deslocaram-se até Rio Grande para realização da cirurgia de retirada dos órgãos. Foram captados o fígado, rins e córneas, beneficiando cinco pacientes que estavam em lista única de espera, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Comissão Intra-hospitalar do HU-Furg atua no acompanhamento do processo de diagnóstico de morte encefálica e na entrevista com a família do paciente, objetivando sensibilizar para a doação. A doação de órgãos e tecidos é anônima e efetivada somente com a autorização da família do potencial doador. Podem ser doados diversos órgãos e tecidos, tais como coração, fígado, pulmões, rins, córneas e pele.
(Foto: Divulgação/HU)
Pessoas sensiveis a dor alheia, que deixam um pouco sua dor de lado para ajudar outros. Cumprimentos pela iniciativa.
Muito obrigado pela participação no Site, Vera!
Embora a morte traga tristeza aos que aqui ficam no mesmo momento podem trazer alegria aquele que recebe os órgãos doados.
Obrigada Edson pelas informações e parabéns pela atitude destes familiares.
Muito obrigado pela participação no Site, Jussara!
Parabéns a família doadora pela iniciativa paz e luz pela dor da perda .
Parabenizo a equipe hospitalar do hospital da furg.
Muito obrigado pela participação no Site, Marly!
Que legal. Parabéns aos envolvidos, principalmente aos familiares do doador. Obrigado Edson. Pelo menos nem tudo são notícias ruins. Forte abraço!
Muito obrigado pela participação no Site, Mara!
Num momento de profunda tristeza pela perda, superaram a dor para ajudar outros. Que Deus os abençoe!
Muito obrigado pela participação no Site, Magda!