O próximo contrato do Hospital Santa Casa de Rio Grande com o Estado não deverá ser renovado quando terminar o prazo estabelecido na última assinatura. Esta será apenas uma das mudanças no regime de saúde do município de Rio Grande. Nesta quinta-feira (27) pela manhã o secretário de Saúde, Maicon de Barros Lemos, em entrevista exclusiva ao Site Edson Costa Repórter, disse que Rio Grande está próximo de adotar o modelo de Gestão Plena da Saúde, assumindo todos os serviços. Atualmente Rio Grande opera os serviços da Atenção Básica à Saúde. Tudo está sendo ultimado para que na segunda quinzena do próximo mês de março a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, venha a Rio Grande para o ato de assinatura do novo traçado de gestão plena. “Será uma grande responsabilidade que o município irá assumir”, disse Lemos, ao explicar que os serviços no âmbito local já vêm sendo ampliados progressivamente.
O secretário lembrou que o contrato em vigência da Santa Casa com o Estado vence no próximo mês de maio e a renovação já será com o município, dentro do novo sistema de gestão. Segundo o secretário Maicon Lemos, o governo estadual está ajudando bastante nesta fase de transição para a Gestão Plena do Sistema de Saúde. Contudo, quando deixar de ter responsabilidade contratual direta continuará cooperando na fase de pós-transição. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) dará o suporte necessário ao município, principalmente no campo da adequação legal e orientação sobre os contratos vigentes na área da saúde.
O secretário Maicon de Barros Lemos falou ao Site Edson Costa Repórter sobre as mudanças na gestão da Saúde que incluem a Santa Casa de Rio Grande.
Eu só lamento que quando a enf, Zulma Netto era secretária da saúde eles eram contra a saúde plena em Rio Grande e agora irão adotar esse sistema que já era para estar em rio grande há muito tempo.
Muito obrigado pela participação no Site, Justus!
Lamentável o que acontece em Rio Grande,o município não te competência para assumir novamente o hospital mesmo que seja plena e este Governador e outro sacana também quer tirar o dele fora mas para Pelotas liberou verba a prefeitura já destruí a Sta Casa e agora volta novamente para terminar a destruição.
Muito obrigado pela participação no Site, Everton!
Maravilha, agora a responsabilidade será direta, ñ têm jogo de empurra.
E o prefeito têm que ter competência, o secretário de saúde já mostrou que têm.
Tô com esperança.
Até pq mi mi mi ñ vai salvar a santa casa.
Está ai tuudo focando nas próximas eleições pra o povo se iludir que acharam a saída pra STA CASA e agora bancarem o salvado da M….que fizeram.
Assim, abafaram todo o tempo de destruição pra que fique embaixo do tapete qquer possibilidade de auditoria externa e idônea.
Querem que acreditemos que vão solucionar a saúde pro povo.
O povo vai ser mandado pras UPAS, e só os que podem vão ter acesso a recursos reais.
Jogada de Marketing, o próximo prefeito que assumir vai sentir na pele o caos que vão deixar.
Se o projeto valeta zero colocava como espetacular não colocou em prática, imaginem o que vai ser daqui p frente. No básico do básico, vai ser mais trabalho pra funerária de conchavos que até hje, segundo sei não apateceu o resultado das análises da Corsan e Patran da denúncia feita em relação a procedimentos.
E o povo é que vai continuar sendo as cobaias dos projetos, ditos ” maravilha p povo”.
Com certeza, vai aparecer quem diga que é muuito pessimismo. Mas, não me importo.
Mais péssimo do que foram pra população os feitos com o COMPLEXO STA CASA, NÃO EXISTE!!
ATÉ AS VALETAS DAVA PRA DESCULPAR SE NÃO TIVESSEM DESTRUÍDO O COMPLEXO!!!
TUDO CORJA TRIPUDIANDO DA CARA DO POVO!, nada mais do que isso!!
Obrigado pela manifestação no Site, Marga!
Ao município cabe apenas os postos de saúde e o pronto socorro. Assim, vai ralo abaixo. Mas parece que é isso que querem. Os médicos vão se fartar com os particulares e os convênios. Só um aviso o convênio que eu pago equivale a particular ou seja, vcs não vão me jogar num quarto com outra pessoa. Fui clara?
Obrigado pela manifestação no Site, Magda!
E em relacao ao Hu não falou nada. Estranho
Obrigado pela manifestação no Site, Regis!
Que vergonha! A Santa Casa em quase cinco anos comprovadamente sucumbiu nas mãos desses INCOMPETENTES de carteirinha. Agora esses caras assumirem a gestão plena do hospital é o fim da picada. Fim do ano o INCOMPETENTE PREFEITO sai, o novo prefeito assume uma cidade toda comprometida, em função desses empréstimos e dividas, ainda tem que assumir um hospital falido. Isso é uma jogada “politiqueira” para “fingir” aos eleitores que eles tentam solucionar o problema da Santa Casa. QUE VERGONHA RIO GRANDE! QUR VERGONHA!
Coisa dos médicos que não querem SUS…que tem particular e convênio. Pobre vai morrer em UPA
👏👏👏👏👏👏
TUDO COMO QUEREM!!
Obrigado pela manifestação no Site, Mara!