O próximo contrato do Hospital Santa Casa de Rio Grande com o Estado não deverá ser renovado quando terminar o prazo estabelecido na última assinatura. Esta será apenas uma das mudanças no regime de saúde do município de Rio Grande. Nesta quinta-feira (27) pela manhã o secretário de Saúde, Maicon de Barros Lemos, em entrevista exclusiva ao Site Edson Costa Repórter, disse que Rio Grande está próximo de adotar o modelo de Gestão Plena da Saúde, assumindo todos os serviços. Atualmente Rio Grande opera os serviços da Atenção Básica à Saúde. Tudo está sendo ultimado para que na segunda quinzena do próximo mês de março a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, venha a Rio Grande para o ato de assinatura do novo traçado de gestão plena. “Será uma grande responsabilidade que o município irá assumir”, disse Lemos, ao explicar que os serviços no âmbito local já vêm sendo ampliados progressivamente.

O secretário lembrou que o contrato em vigência da Santa Casa com o Estado vence no próximo mês de maio e a renovação já será com o município, dentro do novo sistema de gestão. Segundo o secretário Maicon Lemos, o governo estadual está ajudando bastante nesta fase de transição para a Gestão Plena do Sistema de Saúde. Contudo, quando deixar de ter responsabilidade contratual direta continuará cooperando na fase de pós-transição. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) dará o suporte necessário ao município, principalmente no campo da adequação legal e orientação sobre os contratos vigentes na área da saúde.

O secretário Maicon de Barros Lemos falou ao Site Edson Costa Repórter sobre as mudanças na gestão da Saúde que incluem a Santa Casa de Rio Grande.