Oficialmente surgiu a primeira suspeita de contaminação por coronavirus no município de Rio Grande. A informação foi dada em nota através da secretaria local de Saúde. A mulher, natural de Rio Grande, tem 22 anos e estuda no Paraguai desde janeiro de 2020. Ela chegou a Rio Grande no dia 10 de março apresentando febre, tosse, cansaço e espirrando, refere o comunicado feito pelo poder público municipal. A mulher está bem, cumprindo em casa as medidas de isolamento e demais orientações de prevenção para evitar possível transmissão. Na residência, ela aguarda a liberação do resultado dos exames. Os familiares da estudante não apresentam sintomas e todos são monitorados pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

MEDIDAS

O município terá mais dez médicos, justamente no momento de maior necessidade para o suporte às ações de atendimento à comunidade. Eles pertencem ao Programa Mais Médicos, do governo federal, e auxiliarão nas unidades de Saúde espalhadas pelo município. A Prefeitura vai custear 25% das despesas com os médicos extras. Reuniões com grande número de pessoas não devem mais ocorrer, a fim de evitar aglomerações e a expansão do novo coronavírus, alertam as autoridades municipais.

A Prefeitura suspendeu as atividades do calendário escolar municipal por 21 dias, a contar de terça-feira (17). O prazo poderá ser reavaliado no decorrer do período da restrição, podendo ser diminuído ou aumentado, de acordo com o comportamento do quadro de pandemia global declarada. A Secretaria Municipal de Educação e o Comitê de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus irão desenvolver um protocolo de ações estratégicas para adoção em regime permanente quando os alunos retornarem às aulas, tudo visando estimular as medidas de higienização e demais cuidados. Já a Universidade Federal do Rio Grande, após avaliar a situação envolvendo o avanço pelo mundo do coronavírus (Covid-19), decidiu suspender as aulas nas próximas três semanas. A medida vale a partir desta segunda-feira (16). As atividades administrativas na Furg estão mantidas.

Neste domingo à noite, o secretario municipal de Saúde, Maicon de Barros Lemos, falou ao Site Edson Costa Repórter sobre o caso suspeito de coronavírus em Rio Grande. Clique no link para ouvir.


(Foto: Wilson Rosa da Fonseca)