“Rio Grande já se habilitou a receber o medicamento Cloroquina”. A informação foi confirmada ao Site Edson Costa Repórter às 21 horas deste domingo (5) pelo secretário de Saúde do município, Maicon de Barros Lemos.

ENTENDA MELHOR

O Rio Grande do Sul recebeu 25 mil comprimidos de Cloroquina 150 mg, para o tratamento de pacientes graves e hospitalizados de Covid-19. Alguns hospitais gaúchos estão sendo oficializados para demonstrar interesse em receber o medicamento, sendo a distribuição realizada por meio das Coordenadorias Regionais de Saúde. O volume é suficiente para o atendimento às pessoas com a forma mais grave da doença, que estejam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), garante a Secretaria de Estado da Saúde. Mais doses devem chegar do Governo Federal nas próximas semanas.
A Cloroquina ainda não possui eficácia comprovada cientificamente contra a Covid-19, mas estudos estão sendo realizados em diversos lugares pelo mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, os resultados preliminares são promissores e a decisão de uso do medicamento cabe ao médico avaliar caso a caso. A automedicação é totalmente desaconselhável pelas autoridades médicas.

RIO GRANDE

Segundo informou ao Site o secretário municipal da Saúde, na região Sul do Estado o medicamento ficará disponível no Hospital Santa Casa de Rio Grande e no Hospital Escola, em Pelotas. “São estas as duas referências na região Sul”, informou Lemos. Conforme a autoridade local em Saúde, “o medicamento será disponibilizado ao tratamento de pacientes internados e deve chegar a Rio Grande na terça-feira (7)”, concluiu.