Por conta da pandemia de coronavírus, o número de doadores de sangue sofreu uma queda drástica em todo o Brasil. O Hospital Santa Casa de Rio Grande anunciou neste sábado (09) à noite que “os estoques estão no limite crítico”.

O complexo hospitalar lançou apelo à comunidade para a doação de sangue, principalmente dos tipos O+ e O-. Conforme a direção do complexo hospitalar, “durante um período houve o aumento de doações voluntárias, mas neste momento, os estoques estão no limite crítico”, admitiu. Devido à pandemia, para evitar aglomerações, o Banco de Sangue adotou o sistema de agendamento, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Os contatos podem ser feitos através dos números (53) 3036.8832 ou 30368833.

Doação de sangue

ESTRATÉGIA

A situação do Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Grande faz parte da dura realidade nacional. A administração dos hemocentros brasileiros, em meio à quarentena, revela que a estratégia adotada foi a de mudar a forma de atendimento para não zerar os estoques dos bancos de sangue e tentar garantir à população um ambiente seguro e sem contágio do coronavírus. O Ministério da Saúde aponta que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento de emergência frente à pandemia, justamente para manter os estoques e a rede abastecida.

Ainda segundo o ministério, ficam impossibilitadas de doar as pessoas que, no período de 30 dias, apresentaram dificuldades respiratórias e febre ou que tenham tido contato com qualquer caso suspeito ou confirmado de Covid-19.


(Foto: Banco de Dados/Site)