Vinte respiradores pulmonares foram comprados pelo Hospital da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), um avanço para o município e região Sul. Os respiradores vão equipar a Unidade de Clínica Cirúrgica, adaptada para receber leitos semi-intensivos destinados ao atendimento exclusivo de pacientes do setor Covid-19. O hospital, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vem adequando a sua estrutura interna para o atendimento dos pacientes suspeitos ou infectados pelo novo coronavírus. Há previsão de implantar, ainda em julho, vinte leitos semi-intensivos, uma obra iniciada em maio e realizada com recursos financeiros da Ebserh e do próprio hospital.
A Unidade de Clínica Cirúrgica já foi adaptada para receber os leitos semi-intensivos dotados de ventiladores pulmonares. O setor terá condições de oferecer o suporte necessário para internar ou dar atendimento aos pacientes encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados semi-intensivos. Com a obra, 507m² foram segmentados do restante do andar, por meio de barreiras físicas, criadas para servir como área de paramentação e desparamentação das equipes assistenciais. Foram necessárias intervenções para renovação da rede elétrica, visando dar suporte aos novos equipamentos. Também foi ampliada a rede de vácuo e oxigênio e as portas de acesso às enfermarias substituídas por modelos novos, com proteção em inox, visor e fechamento automático, para dar praticidade e segurança aos profissionais e pacientes.
PARTICULARIDADES
Para o recebimento dos leitos semi-intensivos, a área teve que atender algumas particularidades, como a implantação de um novo sistema de chamado de enfermagem e a integração dos monitores multiparâmetro de cada leito com a Central de Monitoramento do Posto de Enfermagem. Houve a necessidade da instalação de equipamentos portáteis de exaustão, com filtro absoluto, possibilitando criar, em cada quarto, uma zona de pressão de ar negativa, evitando que o vírus se espalhe para os ambientes adjacentes.
Os equipamentos comprados para equipar a Unidade estão chegando aos poucos e sendo testados. Somente depois desse processo, os equipamentos serão instalados e os leitos ficarão aptos para o recebimento de pacientes.
Além dessa estrutura semi-intensiva, o HU-Furg já disponibilizou quatro leitos de UTI Pediátrica e oito leitos (seis de enfermaria e dois de isolamento, com suporte intensivo) da Área Covid-19 do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que também foi adequada em abril. O Hospital já conta com Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia que realiza o processamento dos testes para covid-19, tipo RT-PCR. Conforme o superintendente em exercício do HU-Furg, Fábio Lopes, uma das etapas mais difíceis foi vencida, a aquisição dos respiradores pulmonares. O HU receberá em breve os monitores multiparâmetro, que já foram adquiridos. A obra está em fase final e todo o aparato será posto em funcionamento até final do mês.
Foto: HU/Ebserh
Nenhum comentário ainda