A explicação para o elevado número de mortes por Covid-19 em Rio Grande tem sido o principal pedido da população de Rio Grande nas últimas semanas. O Site Edson Costa Repórter resolveu questionar a Prefeitura sobre o tema. Neste sábado (18) o secretário municipal da Saúde, Maicon de Barros Lemos, respondeu ao Site sobre a dura realidade do município que já contabiliza 38 mortes por coronavírus, segundo os dados oficiais da administração.

A EXPLICAÇÃO

O secretário disse que “a população de cada município detém um perfil de saúde, seja pela colonização apresentada, fatores como comorbidades prevalentes, muitos até mesmo hereditários, e perfil geolocal”. Ainda segundo a autoridade de Saúde, Rio Grande tem um perfil característico, o de “cidade portuária, industrial e com economia centrada também na pesca”. O secretário enfatizou ainda que “aqui todos os óbitos, independente da causa inicial, são testados para controle de Covid-19”. Sobre o comparativo de vítimas fatais em Rio Grande e no município de Pelotas, Lemos também se manifestou. Pelotas, mesmo tendo quase o dobro da população de Rio Grande, apresenta até agora doze mortes, enquanto Rio Grande chegou hoje a 38 mortes por coronavírus. Pelotas soma 573 casos positivos enquanto Rio Grande contabiliza 825 pacientes infectados desde o início da pandemia.

O representante do poder público destacou que Rio Grande está realizando neste último período mais testes PCR, com resultados liberados no mesmo dia, “fluxo este bastante diferente da região que precisa encaminhar ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS), em Porto Alegre”. Acrescentou que os exames de Rio Grande são interpretados no Hospital Universitário da Furg. “Logo, se colhermos 100 testes pela manhã, no final da tarde já temos o resultado e isso nos dá outro cenário”, disse Lemos ao justificar a diferença em relação à região, principalmente sobre os números registrados na vizinha cidade de Pelotas. O secretário aponta que os demais municípios aguardam até três dias para recebimento dos resultados.

CORES

O prefeito Alexandre Duarte Lindenmeyer (PT) anunciou às 20h04 deste sábado em mais uma ‘Live’ que Rio Grande terá até o próximo dia 27 a permanência da ‘bandeira vermelha’. O governo do RS enquadrou Rio Grande na ‘bandeira laranja’ nesta semana. Lindenmeyer informou o envio à Câmara de Vereadores de projeto prevendo multas a quem descumprir os cuidados em relação ao distanciamento social. Neste sábado morreram em Rio Grande por coronavírus mais três pessoas. São três homens, com idades de 61, 63 e 71 anos, todos sintomáticos. Hoje o município apresentou dezesseis pacientes que testaram positivo para o vírus. Dos 825 contaminados até agora, 655 tiveram recuperação segundo os números anunciados como oficiais pela Prefeitura.


Foto: Wilson da Fonseca