O Município de Rio Grande já chama a atenção de autoridades brasileiras pelo elevado número de mortes por Covid-19. Com população estimada em 211 mil pessoas pelo IBGE, Rio Grande tem mais mortes por coronavírus que o Paraguai, país com sete milhões de habitantes. O Paraguai registra até o momento 45 óbitos por coronavírus, enquanto Rio Grande chegou nesta terça-feira (28) a 61 óbitos. Outro país, o Uruguai, registra até agora 35 mortes pelo vírus. O Site Edson Costa Repórter questionou, por escrito, o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) sobre o elevado número de mortes por coronavírus no município, mas não houve resposta.

Dias atrás, o secretário local da Saúde, Maicon de Barros Lemos, ao tentar explicar o preocupante número de mortes, disse que “a população de cada município detém um perfil de saúde, seja pela colonização apresentada, fatores como comorbidades prevalentes, muitos até mesmo hereditários, e perfil geolocal”. Lemos acrescentou que Rio Grande tem um perfil característico, o de “cidade portuária, industrial e com economia centrada também na pesca”.

HOJE

Nesta terça-feira morreram por Covid-19 mais duas pessoas em Rio Grande. São dois homens, aposentados, sintomáticos, um com 73 e outro com 75 anos. Além de ter alcançado 61 mortes, nesta terça-feira o município teve o registro recorde de 122 novos casos de contaminados por coronavírus. A UTI Covid-19 da Santa Casa está com 90% de sua capacidade tomada.


Foto: Wilson da Fonseca