Em Rio Grande, o domingo do Dia dos Pais foi marcado pelo anúncio do governo do Estado de que a Santa Casa está recebendo mais um recurso extra para a aquisição de equipamentos. Desde que mergulhou em profunda crise financeira, em abril de 2015, a Santa Casa tem atrasado grande parte de seus compromissos. Na crise, agravada com a chegada da pandemia, o hospital passou a receber aporte significativo de recursos, doações e equipamentos de todas as esferas de governo, além de setores da iniciativa privada. Neste domingo, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do governo estadual confirmou mais R$ 53.882,49 para o hospital de Rio Grande adquirir equipamentos. O dinheiro é referente a projetos da Consulta Popular, votados em 2018 e 2019.

MORTE

Neste domingo Rio Grande atingiu um patamar surpreendente de mortes nos primeiros meses da pandemia. O município já contabiliza 80 óbitos pela Covid-19. É que hoje (09) morreu mais uma pessoa, segundo confirmou na parte da noite a autoridade municipal em Saúde. Além do óbito de uma mulher de 36 anos, do lar, com comorbidades, Rio Grande teve mais 23 pessoas que testaram positivo para coronavírus. O município tem 1.719 contaminados desde o início da contagem na fase pandêmica, dos quais 1.553 conseguiram a recuperação. A taxa de ocupação da UTI do complexo Santa Casa de Rio Grande na noite deste domingo é de 100%. Isto significa que os dez leitos seguem ocupados.

VERMELHA

A Prefeitura manteve a bandeira de cor vermelha para o município de Rio Grande pela quinta semana consecutiva, no que o Executivo convencionou chamar de “Modelo Papareia de Distanciamento Social Controlado”. A bandeira segue em vigor na segunda-feira (10), mantendo-se na mesma cor até o próximo domingo (16). “Com a bandeira vermelha, muitos setores terão capacidade de atendimento reduzido, como por exemplo, o comércio”, anunciou a Prefeitura local. Outros setores, como a área de Educação, permanecem com a maioria das atividades de forma remota.


Foto: Wilson da Fonseca