Em meio à crise financeira e precariedade no atendimento, situação sem precedentes desde sua fundação, o Hospital Santa Casa de Rio Grande segue recebendo aporte de recursos governamentais. O Governo do Estado confirmou nas últimas horas que está com os repasses em dia com os hospitais que prestam serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles a Santa Casa de Rio Grande.

O hospital teve a confirmação de mais um recurso. Por meio do Empenho nº 202344736, o valor liberado pelo Tesouro do Estado foi de R$ 169.332,75, referente a mais uma parcela dos incentivos estaduais pela oferta de serviços por ser porta de entrada para urgência e emergência, plantões presenciais em algumas especialidades prioritárias, atendimento a gestantes de alto risco e rede de atenção ao parto, bem como complementação de diárias de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O governo estadual também está em dia com o complemento dos valores repassados pelo Ministério da Saúde para custear procedimentos ambulatoriais e hospitalares de Média e Alta Complexidade (Teto MAC).

A PANDEMIA

Um município que chama a atenção pelo número de mortes anotadas como Covid-19 é Rio Grande, num quadro preocupante e que ninguém conseguiu explicar ainda. Nesta sexta-feira (14) foram mais três óbitos. Um homem, 64 anos, sem ocupação laboral definida, e duas aposentadas, uma com 87 e outra de 89 anos, morreram pela Covid-19, segundo garantiu a Prefeitura Municipal. Com mais estes casos, Rio Grande contabilizou hoje 93 mortes na pandemia. A Vigilância Epidemiológica refere que Rio Grande teve também hoje 41 novos pacientes que testaram positivo para coronavírus. Agora são 1.909 contaminados, dos quais 1.728 já se curaram, pelo que também garante a Prefeitura. A UTI da Santa Casa está com os seus dez leitos ocupados.


Foto: Wilson da Fonseca