Funcionários do Hospital Santa Casa de Rio Grande comemoraram a saída de uma paciente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Internada desde dia 20 de agosto após ser infectada, a paciente, que o hospital informou chamar-se Solange, deixou a UTI sob aplausos e emoção da equipe que atua no setor Covid-19. Com comorbidades e um quadro clínico considerado grave segundo o hospital, ela esteve em ventilação mecânica, submetida à técnica de ‘pronação’ durante vários dias.

A medicina refere que se trata de uma técnica antiga, mas bastante eficaz no combate a doenças respiratórias graves. Conhecida como “posição de bruços”, o método vem sendo empregado com frequência em milhares de pacientes vítimas da pandemia tratados em UTIs. A ‘pronação’ auxilia a aumentar a quantidade de oxigênio que entra nos pulmões. Muitos pacientes com coronavírus não têm sequer razoável oxigenação nos pulmões, o que causa danos maiores. De bruços é uma posição facilitadora, permitindo que os pulmões se expandam novamente. A paciente saiu bem e bastante emocionada da UTI.

CONTAMINADOS

Rio Grande apresentou neste sábado (05) mais 39 casos de contaminação por coronavírus, segundo a autoridade municipal em Saúde. Já são 2.867 pacientes confirmados para coronavírus desde o começo da pandemia e 2.646 recuperados da doença, informa a Vigilância Epidemiológica. Rio Grande registra 114 óbitos por coronavírus. Dos dez leitos, a UTI Covid-19 da Santa Casa tem seis pacientes internados na noite de hoje. Já a chamada UTI Covid “Nova”, no Hospital de Cardiologia, está com quatro pacientes internados. No setor também existem dez leitos.

(Foto: HSC/Divulgação)