Faleceu na tarde desta terça-feira (26), por volta das 14h, o juiz de direito aposentado, Joel Furtado Lima. O magistrado foi uma dos mais destacados integrantes do Poder Judiciário em Rio Grande, e durante bom tempo atuou também como juiz eleitoral. A informação foi confirmada ao Site Edson Costa Repórter pelo seu filho, Eduardo Marcelo de Lima. Joel morava com o filho em Pelotas havia cerca de quatro anos.

Joel Furtado Lima foi professor de Direito na Universidade Federal do Rio Grande por cerca de uma década. Também fez trabalho de resgate histórico para a Rede Ferroviária Federal, preservando, inclusive, um vagão administrativo, fato que mereceu grande destaque na imprensa gaúcha. O magistrado completaria 90 anos no próximo dia 20 de dezembro. Eduardo Marcelo destacou o empenho e alto grau de profissionalismo da equipe do Hospital Monporto, onde seu pai foi atendido e necessitou fazer uma cirurgia de emergência. Ele teve uma obstrução intestinal e septicemia (infecção generalizada).

A Associação de Juízes do Rio Grande do Sul lamentou a morte do magistrado. O velório terá início às 20h desta terça-feira na Capela A2 do cemitério da Avenida Presidente Vargas. O sepultamento será nesta quarta-feira (27), às 11 horas.

(Foto: Arquivo da família)