O prefeito de Rio Grande Alexandre Lindenmeyer, do PT, escapou mais uma vez de ser investigado pela Câmara de Vereadores. Um gigantesco jogo de empurra revela contradições. Hoje, o vereador José Antônio da Silva (‘Repolhinho’- PSDB), após ter assinado o pedido de abertura de Comissão Especial de Inquérito para investigar atos do prefeito, voltou atrás. Antes, outro vereador, José Claudino Alves Saraiva (‘Charles’ Saraiva -PMDB) tinha assinado e depois retirado seu nome, mas acabou voltando a colocar sua assinatura no documento. Hoje foi a vez do tucano decidir retirar sua assinatura.
RELEMBRE AS MANOBRAS
Dias atrás, os vereadores que integram o bloco de sustentação do executivo na Câmara Municipal de Rio Grande resolveram contra-atacar solicitando outras investigações, atingindo em cheio as gestões da presidência da câmara nos anos de 2015, 2016 e 2017. Com isto, Thiago Pires Gonçalves (ex-MDB), José Antônio da Silva (PSDB) e ‘Charles’ Saraiva (MDB), também ficariam na berlinda. A tarde desta segunda-feira foi de muitas reuniões a portas fechadas em gabinetes da câmara. A decisão de ‘Repolhinho’ caiu como uma bomba no meio político local.
Em sessão representativa, no dia 22 de julho, a mesa diretora deu conhecimento do pedido, protocolado por um grupo de sete parlamentares. Também informou a entrada de outros dois, protocolados por vereadores alinhados ao governo do PT, depois da iniciativa oposicionista de investigar possíveis atos ilícitos decorrentes do ajuizamento de ações pelo escritório de advocacia Lindenmeyer e Associados, contrariando a lei vigente. Há suspeita de envolvimento pessoal do prefeito com o escritório, em prejuízo dos interesses do município. O pedido tinha partido do Clube Atlântico e foi assinado pelo presidente, advogado Deivid Mendes, sendo encampado por parlamentares.
CONTRADIÇÕES
Ao Site Edson Costa Repórter, às 20h39, José Antônio da Silva, do PSDB, disse que teve uma forte motivação para retirar sua assinatura. Segundo ele, “no requerimento de formação da comissão de investigação não constou data de início e término das investigações”. O tucano disse que o documento estava inconstitucional. ‘Repolhinho’ também revelou que os “outros pedidos protocolados na casa também têm o mesmo vício de origem e não deverão ser levados adiante”.
Também ouvido pelo Site, por telefone, o presidente do PSDB em Rio Grande, João Nóbrega, que se encontra em viagem, disse ter sido apanhado de surpresa com a “decisão unilateral do vereador tucano”. O dirigente vai ligar para o vereador e chamá-lo para uma conversa. “Ele não consultou o partido e tomou uma atitude isolada”, disse Nóbrega.
Já o vereador ‘Repolhinho’ disse que retirou sua assinatura do requerimento “a pedido do PSDB de Rio Grande”. O vereador disse que “não seria bom manter seu nome num documento contendo uma inconstitucionalidade”.
CLUBE ATLÂNTICO
Agora à noite, o presidente do Clube Atlântico, Deivid Mendes, falando ao Site Edson Costa Repórter condenou a atitude de recuo do vereador do PSDB. Mendes também não consegue entender as razões do Partido dos Trabalhadores em trabalhar nos bastidores pela não instalação de uma CPI para investigar o prefeito e o escritório de advocacia Lindenmeyer. “Se eles nada têm a temer, qual o problema de deixar a investigação ser realizada”, perguntou o presidente do Clube Atlântico.
O mais triste de tudo é ver pessoas que não vêem nada! Como isso é possível? ALEXANDRE LINDENMEYER É O PIOR PREFEITO QUE RIO GRANDE JÁ TEVE. UTILIZA-SE DA SANTA CASA PARA SE PROMOVER ( SÓ A NEGOCIATA )COM A FUNERÁRIA JÁ É UMA PROVA GIGANTE. NEM SE FALA DO RESTO. AS INCOMPETÊNCIAS (NA VERDADE JOGADAS) COM O SINTERG JÁ É MOTIVO PARA FORTE PUNIÇÃO. EM QUASE 8 ANOS DE CADEIRA SÓ SACANEOU A CIDADE. QUEM NÃO ADMITE É PORQUE É IDIOTA, OPORTUNISTA OU BURRO MESMO. O QUE DIZER DESSE MONTE DE EMPRÉSTIMOS? É OU NÃO É UMA VERGONHA! LOBO EM PELE DE CORDEIRO, SIM! ESSE CARA METECE MESMO É CADEIA. NÃO É POSSÍVEL UM GESTOR PÚBLICO, COM TAMANHA INCOMPETÊNCIA, PASSAR IMPUNE! É REVOLTANTE!É INDIGNANTE É É MUITO TRISTE. O PARLAMENTO MAIS ANTIGO DO ESTADO COADUNANDO COM ESSES DESMANDOS E AINDA TEM QUEM DEFENDA! POR FAVOR! FANATISMO TEM LIMITE! SERÁ QUE RIO GRANDE NÃO VAI ACORDAR NUNCA?
O “Parlamento” rio-grandino é, ou deveria ser, o fiscalizador dos atos do Executivo. Os protestos surgem por todos os lados. A grande pergunta é: até quando os contribuintes irão suportar? Obrigado, Mara!
Maos uma vez os vereadores enrolados com justiça e outras coisas ,metendo a mão com o.prefeito por ter um escritório no nome dele.Qual problema de o cara ter um escritório a40 anos e que leva seu nome.Acho que estes vereadores que estão enrolados ,vão é buscar solução para seus problemas e deixem o prefeito fazer seu trabalho.Cuidem de suas vidas e não fiquem buscando algo que não existe.
Agradecido pela participação no Site, Maria!
Ora, ora meu caro Edson Costa! Poderíamos esperar atitude diferente da câmara de vereadores de Rio Grande? São todos farinha do mesmo saco.
Muito obrigado pela valiosa contribuição ao Site, Rudimar!
Na verdade a manchete da noticia é tendenciosa, o que aconteceu foi um acordo para ninguém de nenhum partido ser investigadoe não só o prefeito
Se o STF pode estar isento de investigação, porque não os políticos de Rio Grande? Ainda mais de serem investigados por seu pares. Agora liberou geral! Podem fazer a manobra que quiserem. São todos farinha do mesmo saco.
A situação está ficando cada vez mais difícil. Tudo é estarrecedor por aqui, Rudimar.
Muito obrigado pela manifestação no Site, Fabiano de Souza! A manchete não é tendenciosa. Absolutamente. Sugiro que leia o contexto da informação. A manchete realça o conjunto de informações referenciadas. Como o senhor deve saber, a figura principal é a do prefeito, chefe de poder. Apenas isto. Não entendendo, coloco-me à disposição para ajudá-lo. Fraternal abraço e boa noite.
sou da executiva do PSDB e tenho certeza que não fui convocado para nenhuma reunião com relação ao fato citado, infelizmente foi sim uma decisão unilateral do vereador, já estou muito incomodado com a situação política de Rio Grande e seriamente pensando em deixar para trás 30 anos de política partidária , já não está dando mais para aguentar.
Muito grato pela manifestação, diga-se de passagem oportuna, Justus 12! Está difícil mesmo…
QUAIS SÃO AS ACUSAÇÕES CONTRA O PREFEITO DE RIO GRANDE???
Agradecido pela participação no Site, Paulo Marca! Resumindo, a investigação é calcada, principalmente, no Inquérito Civil 00852.00034/2018 promovido pelo Ministério Público Estadual. O inquérito menciona o suposto envolvimento pessoal do atual prefeito com o escritório de advocacia que leva seu nome. Alexandre e o escritório são investigados pelo MP, assim como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rio Grande (Sinterg) e o próprio Município. O Clube Atlântico, quando pediu aos vereadores a abertura de uma CPI, apontou que advogados do escritório, inclusive familiares do prefeito, prestavam atendimento a servidores públicos na sede do Sinterg, com o ajuizamento de ações contra o município. Dentre as situações pontuais consta o ajuizamento pelo escritório Lindenmeyer de ação de revisão geral anual em favor de servidores municipais, colidindo com a legislação em vigor. Repetidas falhas da Prefeitura no processamento das folhas de pagamento dos funcionários também acabaram sendo tratadas pelo mesmo escritório jurídico, responsável por ações dos associados do Sinterg. O entendimento é que isto representaria ônus futuro ao erário. Abraço!
PT sendo PT, ” sempre manipulando”. Mas aguardem ano que vem, essa matéria está salv e eu não sofro de amnésia não, venham me pedir um voto na porta da minha casa para ver se não vão levar, no mínimo, tomate e ovo na cara. Isso se eu não resolver deixar uma sacola de estrume de cachorro aguardando vocês…
Importante a participação no Site, Marcelo! O ideal é que todos, sempre, tenham memória dos fatos. A população deve fiscalizar e exigir dos agentes públicos respostas a cada situação. Participe sempre!