Uma criança prematura, internada na UTI Neonatal, foi tratada no Hospital Universitário (HU-Furg) com o procedimento pioneiro de confecção das primeiras órteses de termoplástico, material especial moldado no corpo do bebê. O trabalho foi realizado por terapeutas ocupacionais da Unidade de Reabilitação, ligada à Gerência de Atenção à Saúde. O material das placas de termoplástico é moldado em temperaturas de acordo com o quadro de saúde do paciente. A indicação para este caso ocorreu após a avaliação da Terapia Ocupacional e discussão com a equipe médica da unidade.

A criança recém-nascida apresentava os dedos fechados e um cotovelo dobrado, com preocupante enrijecimento da musculatura. As alterações geravam dor, desconforto, instabilidade de padrões ventilatórios e cardíacos, podendo originar deformidade nos ossos, músculos e tendões, quadro associado ao desalinhamento de estruturas. De acordo com as terapeutas Thais Rosa Costa e Jodéli Pommerehn, as órteses foram empregadas para garantia da funcionalidade das mãos da criança. “Neste caso, as órteses foram recortadas em tamanho maior porque se trata de um recém-nascido, sendo necessário em breve uma readequação, além do que os materiais possuem alto custo”, destacam as terapeutas.

Antes da confecção e colocação do material no bebê, as profissionais empregaram um manuseio específico, a partir do chamado Conceito Neuroevolutivo Bobath, que consiste na dinâmica recíproca de interação entre o bebê e o terapeuta para ativação adequada do sistema sensório-motor, exercendo influência direta na aquisição de habilidades. Uma das terapeutas envolvidas no processo possui formação nesse Conceito, realizada na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo. Após a modelagem, as terapeutas ocupacionais orientaram a equipe de enfermagem para a continuidade do uso de órtese, garantindo a efetividade da recuperação.

O bebê está se recuperando satisfatoriamente bem. O HU é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares– Ebserh. O Serviço de Terapia Ocupacional realiza atendimento nas UTIs Neonatal, Pediátrica e Geral, além das unidades de internação da Pediatria, Clínicas Médica e Cirúrgica, Traumatologia, Maternidade e Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Prematuro 3Prematuro 2

*As fotos da realização do procedimento foram cedidas pelo HU-Ebserh