Agravou-se nas últimas horas a situação do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do PT, acusado de estar nomeando familiares de vereadores que votam com o governo na Câmara Municipal. Lindenmeyer é alvo de nova Ação Popular, desta vez por nomear uma filha e uma sobrinha do vereador André Moraes de Sá (‘Batatinha’-PSD). O parlamentar é considerado um dos mais influentes políticos na administração municipal liderada pelo PT, pois seu voto é estratégico para definir votações com disputas equilibradas na câmara.
A Ação Popular, distribuída à Segunda Vara Cível da comarca local, foi apresentada pelo advogado Deivid Moraes Mendes, com base na Constituição Brasileira e em outras leis em vigor no país tratando da nomeação de parentes de detentores de cargos públicos. Conforme a denúncia feita à justiça, Natália de Sá é filha do vereador e está ocupando cargo de confiança na prefeitura, a exemplo de Andréia Sá de Barros, que se trata de uma sobrinha do vereador, conforme diligência feita pelo advogado. Foram anexados à Ação Popular, comprovantes extraídos do Portal da Transparência do Município, com nomes e salários das pessoas nomeadas. Ambas aparecem como “extraquadro” e remuneração mensal de R$ 3.605,56. Mensagens e imagens de uma rede social também foram juntadas. O ato administrativo do prefeito, segundo a ação, tem proibição clara na Constituição Federal, esbarrando também na Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal– STF, que trata do nepotismo cruzado, isto é, a troca de parentes entre agentes públicos para que estes sejam contratados diretamente, sem concurso. “O ato praticado pelo chefe do Executivo Municipal é lesivo ao erário, considerando que fere a moralidade administrativa, realizando gastos públicos em dissonância com o princípio da legalidade”.
Foi pedido o ressarcimento dos cofres públicos municipais, em decorrência do ato praticado pelo prefeito. O advogado solicitou tutela antecipada à justiça, com a anulação das nomeações dos parentes do vereador ‘Batatinha’. Entende o autor que é necessário a concessão de medida liminar para suspensão do ato de nomeação, “abstendo-se o prefeito de realizar qualquer pagamento às pessoas nomeadas”. Foi pedida a manifestação do Ministério Público Estadual na Ação Popular que passou a tramitar na justiça local. Também é pedida a devolução aos cofres públicos do que foi pago às duas pessoas nomeadas pelo prefeito para os cargos. A ação pede a condenação do réu– o prefeito Alexandre Lindenmeyer, a pagar custas e honorários advocatícios.
Como os agentes públicos envolvidos ainda não são sabedores da Ação Popular, deverão se manifestar nas próximas horas a respeito. A assessoria de André Moraes de Sá, em mensagem eletrônica respondida ao Site informou que quando o gabinete tomou conhecimento do assunto o vereador não mais se encontrava, devido a agendas de trabalho, mas será respondido o pedido de informações. O Site também solicitou formalmente posição ao prefeito, através do Gabinete Executivo– Gabex, que não respondeu sobre o assunto.
No início do mês, o advogado apresentou ação que tramita na Terceira Vara Cível em caso semelhante, contestando a nomeação pelo prefeito para função “extraquadro” do cônjuge da vereadora do PT, Denise Marques.
(Foto: Wilson Rosa da Fonseca)
Edson não desanime com comentários negativos. Sabemos do seu trabalho, sua dedicação e seriedade com que desempenha para
fazer suas postagens.
💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪!!!
Olá meu caro ótima reportagem isso acontece com frequência dentro do serviço público como funcionário da prefeitura posso lhe garantir que existe muito mais irregularidades
Boa Noite Sr Edson.
Bela reportagem, você sempre trazendo a verdade pra nós.
Tem mais vereador com cargo na prefeitura para seus parentes.
E o genro do Vereeador FLÁVIO VIGILANTE? Pelo que sei, pois sou Func Municipal, ele está há bastante tempo la. Ele pode? não é nepotismo também? Aliás ele não trabalha, pois está na mesma secretaria que eu, mas raramente aparece.
Obrigada e parabéns
Boa noite, Detinha! Muito grato pela manifestação. Estou atento e cumpro o doloroso dever de informar que têm coisas extremamente graves sendo averiguadas no conflagrado território municipal. Bom aguardar. Obrigado pela participação aqui no Site!
Essa pilantragem não vai acabar, ou vai, em pizza!
Pq só podre se rala.
Rio Grande é terra da máfia!
Muito obrigado pela participação aqui no Site, Renata. Boa noite!
Ate guando essa senvergoince desse p t ô o povo não vê isso
Muito obrigado pela participação no Site, Rosa. Participe sempre!
Têm as costas quentes.
Vai pra Câmara, já estão organizados em circuito pra livrar a cara dele. É seempre assim.
Quero ver dar resultado.
Rio Grande, a tripudiação fazendo valer a podridão contra o povo.
Vergonha.
Abraço, Edson.
Muito obrigado pela manifestação no Site, Marga!
E aí, quando a justiça vai se manifestar, Nepotismo mesmo que cruzado é crime.
O assunto é grave, Justus. Espera-se que o assunto seja devidamente investigado e os resultados informados aos contribuintes. Abraço!