O presidente da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande, bispo emérito católico Dom José Mário Stroeher, permanece ocupando o cargo, mas se recusou a responder até quando.
Nos últimos dias, Dom Mário teve aumentado o seu isolamento dentro da entidade, diante da concentração das decisões pelos quatro administradores, três deles com maior poder, pertencentes aos quadros da empresa GV Consulting, do estado do Paraná, contratada por R$ 150 mil mensais para gerir o hospital mergulhado em crise. Dom Mário, questionado pelo Site Edson Costa Repórter se pretende continuar à frente da entidade e como se sente ocupando o cargo no atual momento de crise, respondeu de forma inusitada: “por favor, encaminhe estas perguntas à Administração”. Diante da insistência do Site, o presidente ficou irritado e foi duro: “já te falei para te dirigires ao administrador”.
TUDO SECRETO
Tendo em vista que o bispo emérito não sabe se irá continuar nem como se sente no exercício do cargo de presidente da Santa Casa, o Site resolveu encaminhar as perguntas à Administração, que não respondeu.
Enquanto isso os funcionários, que trazem o hospital nas costas, estão com atraso nos salários do ano passado, Outubro, Novembro, Dezembro,décimo terceiro e férias de alguns, Agosto 2018 parcelado…já faz quatro anos que não temos como planejar nossa vida sem poder adquirir nada pois não há periodicidade salarial para poder adquirir um bem …contas tem data para serem pagas e salários datas certas também.
O entendimento geral é em tal direção, sim, Carlos. A Santa Casa somente está atendendo graças ao desprendimento e espírito humanitário de funcionários e médicos que relutam em ajudar a sociedade na superação da crise. Não fosse isto, o hospital estaria fechado.
É triste ver o que tornou a Sta Casa e pior ainda é esse Bispo safado fazendo o que vem fazendo é nenhuma autoridade faz nada, o que o prefeito lindenmeyer vai fazer é levar o hospital aberto até as eleições, como eu acho que o PT acabou aqui em Rio Grande antes de entregar a prefeitura ele acaba fechando o hospital, é triste.
A Santa Casa precisa ser retomada, mas isto somente ocorrerá a partir de uma auditoria, varrendo quem precisa ser varrido da entidade. É preciso, urgentemente, uma gestão no hospital atirado no poço de crise. Obrigado pela participação aqui no Site, Carlos!
Nossa, em nossa cidade náo podemos nem nos queixar ao bispo, e agora nem sequer perguntar ao
bispo. Edson, creio que devemos encarar esta situacáo inusitada com bom humor, pois a realidade é triste, mas esta postura é pessoal, ninguém vai mudar.
Gostei muito de tua bem humorada opinião, Vera Lucia! Muito bem observado. Queixar-se à autoridade eclesiástica, nem pensar. Perguntar também não é possível. Logo, não temos a quem recorrer. Em Rio Grande há coisas inexplicáveis, realmente…