Um dia após a transferência de 204 presidiários de Pelotas para a Penitenciária Estadual de Rio Grande– Perg, o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) anunciou um esforço “para tentar reverter a decisão”.

Uma nota liberada pela Prefeitura de Rio Grande no início da tarde de hoje (15), informa que quando a transferência estava sendo feita pelo Estado, “o prefeito Lindenmeyer convocou uma reunião emergencial do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) que discutiu medidas de acompanhamento durante o período em que os detentos permanecerem na Penitenciária de Rio Grande”.

A informação completa sobre a decisão de transferência dos perigosos presos para Rio Grande foi dada no Site Edson Costa Repórter no dia 03 de outubro. (Leia em RISCO PARA RIO GRANDE: Superlotada, Perg receberá mais 230 presos)

EXECUTIVO FICOU SURPRESO

A nota da Prefeitura de Rio Grande destacou que a transferência dos presos “surpreendeu os integrantes do GGI, uma vez que o tema não foi levado previamente para debate junto ao órgão que reúne as forças de segurança do município”.

A autorização da transferência de apenados foi concedida pela Vara de Execuções Penais Regional da Comarca de Pelotas. A nota da Prefeitura anunciou que na reunião, realizada após a transferência dos primeiros presos, “foram elencadas medidas buscando reverter o quadro, entre elas a mobilização contra a decisão junto ao Tribunal de Justiça”.

Outra medida anunciada pelo gabinete foi acompanhar a obra no Presídio Regional de Pelotas, estimada em seis meses até a sua conclusão.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, na mesma nota, manifestou preocupação com as dificuldades enfrentadas na Perg, ao reiterar que foi contra a vinda dos presos para Rio Grande. “O que nós precisamos, efetivamente, é de mais agentes penitenciários e mais fiscalização por parte da Brigada Militar”. O prefeito garantiu que o gabinete “está empenhado em buscar a recuperação do albergue da nossa penitenciária e a ampliação do presídio no que diz respeito a espaço para mulheres, assim como a qualificação para melhor distribuição dos presos dentro da Penitenciária de Rio Grande”.


(Foto: Wilson Rosa da Fonseca)