Foi revelado ao Site Edson Costa Repórter o montante da dívida que o Hospital Santa Casa de Rio Grande tem com os funcionários.
A confirmação foi dada pela direção da empresa GV Consulting, oficialmente responsável pelo comando do hospital desde o último dia nove de julho. A Santa Casa deve aos funcionários R$ 9 milhões 680 mil. Como vinha ocorrendo desde janeiro, o sistema de pagamento salarial de 2019 continuou sendo de forma parcelada após a GV Consulting assumir o gerenciamento da entidade, diante das dificuldades no fluxo de caixa.
A maior dificuldade para os mais antigos funcionários foi o período que ficou em aberto referente a 2018. Os meses de outubro, novembro e dezembro, além do 13º Salário, ainda não foram pagos aos trabalhadores do hospital, gerando grave problema de ordem social. Muitos funcionários acabaram tendo seus nomes cadastrados no SPC e Serasa, ampliando a gravidade do problema, além de terem que arcar com juros. Vários tiveram de enfrentar o corte de energia elétrica e a falta de alimentos em casa. A vida dos funcionários ficou muito complicada com a ausência de pagamento salarial e alguns recorreram à Justiça do Trabalho em busca de seus direitos. Situação sociofamiliar agravada passaram a enfrentar casais que trabalham no hospital, devido à inexistência de fonte alternativa de rendimento para equilibrar as finanças domésticas.
Conforme a administração do hospital, está sendo estudada a forma como será realizado o pagamento. “Uma coisa é certa: a Santa Casa irá honrar e efetuar todas as quitações”, refere o administrador adjunto da Santa Casa, Cláudio Pirutti.
O Hospital Santa Casa de Rio Grande tem atualmente 1.248 funcionários ativos e 144 afastados, a maioria devido a problemas de saúde.
Só acredito vendo. Pergunto, quem abona o stress, a vergonha que passamos por não poder honrar um compromisso? Dedica-mo-nos integralmente a causa e porvezes, somos vistos como ” bandidos”. Perdemos funcionários muito bons.
Impossível pois ao invés de diminuir ela só aumenta. Salários de setembro ainda não estão quitados e outubro já finda. Férias de julho, agosto e setembro estão em aberto e ficaram pra trás ( no entendimento deles, férias não faz parte do salário). E a dívida de 2018 é um pouco mais de 10 milhões, o Sr. não está contando com as férias de novembro e de dezembro de 2018 que não foram pagas!
Agradecido pela manifestação no Site, “Algum funcionário cansado”. Participe sempre das discussões. Abraço.
Agradecido pela manifestação no Site, Carlos! Participe sempre.
Eu tenho certeza que os salários serão colocados em dia, até porque 2020 é amanhã. Só com a quantidade de emprestimos feito pelo Prefeito, isso justifica. Mas….e depois? De que forma a GV CONSULTING garantirá a continuidade? Há!!! Eles têm contrato por dois anos. Depois? Quem viver verá. A funerária está ali a espera dos clientes. ADMINISTRAÇÃO COMPARTILHADA É ISSO RIO GRANDE. ACORDA POVO!
Seguimos acompanhando as ações referentes a um dos temas mais importantes para a comunidade rio-grandina e de nossa região nos últimos tempos, ou seja, a situação da Santa Casa. Abraço, Mara!