Foi revelado ao Site Edson Costa Repórter o montante da dívida que o Hospital Santa Casa de Rio Grande tem com os funcionários.

A confirmação foi dada pela direção da empresa GV Consulting, oficialmente responsável pelo comando do hospital desde o último dia nove de julho. A Santa Casa deve aos funcionários R$ 9 milhões 680 mil. Como vinha ocorrendo desde janeiro, o sistema de pagamento salarial de 2019 continuou sendo de forma parcelada após a GV Consulting assumir o gerenciamento da entidade, diante das dificuldades no fluxo de caixa.

A maior dificuldade para os mais antigos funcionários foi o período que ficou em aberto referente a 2018. Os meses de outubro, novembro e dezembro, além do 13º Salário, ainda não foram pagos aos trabalhadores do hospital, gerando grave problema de ordem social. Muitos funcionários acabaram tendo seus nomes cadastrados no SPC e Serasa, ampliando a gravidade do problema, além de terem que arcar com juros. Vários tiveram de enfrentar o corte de energia elétrica e a falta de alimentos em casa. A vida dos funcionários ficou muito complicada com a ausência de pagamento salarial e alguns recorreram à Justiça do Trabalho em busca de seus direitos. Situação sociofamiliar agravada passaram a enfrentar casais que trabalham no hospital, devido à inexistência de fonte alternativa de rendimento para equilibrar as finanças domésticas.

Conforme a administração do hospital, está sendo estudada a forma como será realizado o pagamento. “Uma coisa é certa: a Santa Casa irá honrar e efetuar todas as quitações”, refere o administrador adjunto da Santa Casa, Cláudio Pirutti.

O Hospital Santa Casa de Rio Grande tem atualmente 1.248 funcionários ativos e 144 afastados, a maioria devido a problemas de saúde.