As atenções da comunidade continuam voltadas ao Hospital Santa Casa de Rio Grande, que sofreu intervenção da prefeitura em 1º de abril de 2015.  Meses depois a intervenção foi levantada, sem melhoria do quadro da instituição. Após passar por diferentes administradores, desde o dia 09 de julho passado, a Santa Casa está sob nova direção. A GV Consulting, empresa sediada no Paraná, foi contratada e está às voltas com uma série de mudanças em setores considerados estratégicos. Como parte do plano para reerguer o hospital mergulhado em sério endividamento, já passou a rever contratos de todas as áreas.

A direção do hospital revelou que trabalha na formulação de um novo organograma para a entidade, o que passa pela necessidade de mudanças na sistemática operacional em diferentes setores. O organograma, em vias de conclusão, definirá a linha de comando operacional e a matriz de responsabilidade. A redução dos custos continua, segundo atesta o administrador Luciano Ramos Lopes. Aponta que, nos últimos três meses e meio, foi possível reduzir em torno de R$ 400 mil a despesa mensal na entidade.

TREMEDEIRA

Denúncias sobre supostas irregularidades em contratos mantidos pela Santa Casa de Rio Grande vêm sendo feitas há bastante tempo. Algumas situações foram inclusive levadas ao conhecimento do Ministério Público Estadual. Um dos mais rumorosos casos é o que envolve a entrega dos serviços funerários para uma empresa sediada em Joinville (SC), em 2017. Tido como “a galinha dos ovos de ouro” o arrendamento dos serviços por vinte anos mereceu até a instalação de procedimento investigativo no âmbito do Ministério Público.

Com exclusividade ao Site Edson Costa Repórter, reafirmando a decisão de rever as situações instaladas, o diretor da Santa Casa, Newton Gonçalves, anunciou que já está em andamento uma revisão de todos os contratos em vigência. A medida abrange 100% dos contratos no fornecimento de materiais e prestação de serviços. Desde os mais simples contratos aos de maior complexidade e importância serão revistos, inclusive a prestação de serviços na área médica.