Cresce em Rio Grande o trabalho desenvolvido por grupos e ativistas da causa animal. Um dos trabalhos voluntários foi retomado nesta semana e atua fortemente na conscientização de estudantes sobre amor e cuidado com os animais. A missão dos ativistas é desenvolvida em escolas de Rio Grande pelo Grupo Amor Peludo.

Fundado em janeiro de 2014, o grupo vem sendo coordenado por Jéssica Rocha Senna, bióloga licenciada, e pela pedagoga Alice Magnus. Um dos estabelecimentos que abriu as portas para receber o Projeto de Educação Amor Peludo foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Dias Lopes. Cerca de trinta crianças da pré-escola e do terceiro ano mantiveram permanente atenção à fala das integrantes do grupo sobre cães comunitários, maus tratos, castração, compra e venda de animais domésticos, mutilação e posse responsável dos animais. Jéssica Senna disse que o trabalho enfatiza as melhores formas de convívio das pessoas com os animais, “tendo em vista a responsabilidade dos seres humanos e a relação de amor e cuidado que isso compreende”, sublinhou.

OBJETOS

Com linguagem simples, descontraída e pedagógica, as integrantes do Grupo Amor Peludo mostram aos estudantes a importância dos cuidados permanentes. “Os animais não são objetos que podemos manipular e usar para nosso benefício. Eles têm sentimentos, emoções e necessitam de cuidados diários de higiene, alimentação e saúde”, enfatizam as palestrantes. Elas ensinam sobre castração e a importância de os animais, principalmente os de rua, não se reproduzirem de forma desenfreada. São dicas importantes para melhorar a condição de vida do animal, prevenindo maiores problemas de saúde pública. De forma espontânea, quando recebem as palestras, os estudantes costumam colaborar com a causa, doando ração para cães e gatos.

“Arrecadamos fundos destinados a ajudar animais de rua, amparando os tutores que não conseguem suprir as necessidades, mas que possuem vontade de cuidá-los”. Jéssica Senna e Alice Magnus disponibilizam às escolas das redes pública e particular o acesso ao projeto, o que pode ser feito através do e-mail jessiksenna@hotmail.com.br.


(Na foto, Jéssica Senna com algumas crianças que participaram do projeto na Escola Anselmo Dias Lopes)