O Hospital Santa Casa de Rio Grande dará o adeus definitivo ao fantasma do recente aparelhamento partidário da instituição. No próximo dia 14 de dezembro os novos dirigentes serão eleitos em assembleia geral.

RELEMBRE

A entidade sofreu duro revés desde o dia 1º de abril de 2015, quando dirigentes foram nomeados pela prefeitura interventora. Jeferson Alonso dos Santos, um dos homens fortes ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi escolhido para comandar o hospital, junto com outros membros de partidos do governo no município. Alonso foi nomeado no próprio decreto nº 13.282 do Executivo Municipal que declarou estado de calamidade pública na saúde de Rio Grande pela situação instalada na Santa Casa.

Mesmo após ter sido levantada a intervenção, o hospital permaneceu em clima tenso e com dificuldades para se livrar das medidas impostas pelo modelo provisoriamente adotado. Desde o dia nove de julho deste ano o hospital está sendo gerido pela empresa paranaense GV Consulting.

A Comissão Eleitoral deu publicidade ao regramento do processo de escolha que se aproxima, onde consta que “votam os sócios efetivos que gozem de direitos sociais, mas está proibida a propaganda político-partidária e religiosa nas dependências da Santa Casa”. A menção aparece no Artigo 32 das novas regras. O documento foi definido e assinado no dia 11 deste mês. Contudo, há flexibilidade na medida. Serão permitidas propagandas [não partidarizadas] para os cargos administrativos, mas em locais a serem indicados pela Comissão Eleitoral. Quem exerce cargo ou mandato político-partidário fica inelegível.

HAJA CORAÇÃO

Será no Hospital de Cardiologia (foto) a eleição da nova cúpula da Santa Casa, no dia 14 do mês que vem, entre 08 e 12 horas, por voto secreto e em chapa completa, para todos os cargos. Além da escolha do novo Conselho de Administração, serão eleitos os membros dos conselhos Fiscal e Consultivo, além da Presidência. Termina no dia 29 deste mês o prazo para que os postulantes apresentem as chapas. Voto por procuração não será admitido, avisou a Comissão Eleitoral. Encerrado o prazo de inscrição e com no mínimo dez dias de antecedência, a listagem dos sócios aptos ao voto será afixada na sede da Santa Casa junto com o edital contendo os nomes dos concorrentes. A partir daí, quem quiser impugnar qualquer candidato terá o prazo de dois dias.

SEM RODEIO

As regras eleitorais são claras. Quem tem demandas administrativas ou judiciais contra a Santa Casa, ativas ou baixadas, pelas regras definidas, está automaticamente inelegível. No dia 14 de dezembro, votarão os sócios efetivos que desfrutam dos direitos sociais na entidade e estiverem em dia com a tesouraria.


(Foto: Divulgação)