A tensão no hospital aumentou nas últimas horas em função de decisão judicial na última sexta-feira à noite quando a justiça suspendeu a eleição na Santa Casa. No dia seguinte, sábado (14), o bispo emérito Dom José Mário Stroeher seria reeleito em chapa única para continuar comandando a Santa Casa tendo ao seu lado o pastor luterano emérito Ruben Bonato na primeira vice-presidência.

A juíza Fabiana Gaier Baldino acolheu a argumentação apresentada em ação popular que apontou irregularidades na preparação do processo eleitoral que além da presidência, escolheria os conselheiros na Chapa “Renovação e Sustentabilidade”. A Presidência e a empresa GV Consulting, responsável pela administração, foram apanhadas de surpresa na noite de sexta-feira com a decisão, quando o clima era de ‘vitória’ nas urnas diante da inexistência de adversários. Nesta segunda-feira (16) a Santa Casa avisou por escrito ao Site Edson Costa Repórter que “qualquer informação a respeito é dispensável”. Irritados com a repercussão do assunto, o presidente Stroeher e os administradores acrescentaram no comunicado que a manifestação da entidade será feita “no site e nas mídias sociais da Santa Casa”.

Até o fechamento da matéria, o presidente Dom José Mário Stroeher e o administrador Luciano Ramos Lopes não tinham se manifestado sobre a situação nas plataformas do hospital. Por enquanto, a mesma cúpula segue dirigindo a Santa Casa em crise.