Uma mensagem de Natal com balões pretos, brancos e dourados causou forte repulsa na comunidade. Pela primeira vez na cidade votos de “Boas Festas” foram mal recebidos, provocando indignação e inúmeras críticas. A mensagem (imagem) foi publicada na página da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande na Internet e no site oficial da entidade. Em grupos do aplicativo WhatsApp e em perfis do Facebook não foram poupadas críticas à direção do hospital que desejou “Boas Festas” aos trabalhadores com vários meses de salários em atraso, incluindo os últimos meses de 2018.

Muitos trabalhadores relatam que com o “vale” recebido nos últimos dias, não foi possível comprar brinquedos para os filhos nem preparar a ceia de Natal. O dinheiro do “vale”, que para muitos ficou entre 300 e 400 reais, foi usado para pagar contas de energia elétrica e água, evitando o corte no fornecimento. Vários trabalhadores tiveram seus nomes inscritos nos órgãos de proteção ao crédito devido ao atraso nos pagamentos. Algumas pessoas tentaram inserir críticas nas plataformas da Santa Casa, sem sucesso. Postagens criticando a direção do hospital foram apagadas. Funcionários temem represálias e demissões diante do clima tenso no hospital, principalmente após decisão da justiça que cancelou a eleição tida como certa do bispo emérito Dom José Mário Stroeher para continuar dirigindo a entidade por mais três anos.

No Natal de 2017 o presidente da Santa Casa gravou uma mensagem natalina e divulgou na página da Santa Casa, defendendo transparência e referindo que as críticas eram bem-vindas para ajudar na correção das falhas. No final de 2018 o bispo emérito preferiu não fazer manifestação. A decisão neste Natal de 2019 acabou sendo a mesma, pois Dom Mário foi aconselhado a evitar a exposição pública. Mesmo assim, as críticas não foram evitadas depois da divulgação da mensagem de “Boas Festas” aos colaboradores do hospital.


(Imagem: Site ACSCRG)