Após a enorme repercussão da notícia exclusiva do Site Edson Costa Repórter sobre a apreensão de armas em repartição pública da Prefeitura de Rio Grande, o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) determinou o afastamento do comandante da Guarda Municipal.

O prefeito mandou liberar uma Nota Pública menos de três horas após a divulgação pelo Site do cumprimento de mandado de busca e apreensão feito pela Polícia Civil na sede da Guarda Municipal, localizada na Rua Vice-Almirante Abreu. O comandante da Guarda Municipal, Everton Alexandre Silva Rodrigues, foi afastado do cargo. A nota da Prefeitura confirmou que houve denúncia de crimes cometidos por Rodrigues envolvendo violência e posse ilegal de armas. Desde maio deste ano Rodrigues comandava a Guarda Municipal. A comunicação do afastamento foi feita através da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança. A Prefeitura informou que “ao tomar ciência da situação, encaminhou as devidas providências administrativas”. Interinamente, assumiu o Comando da Guarda Municipal a servidora e atual subcomandante, Eliana Soares Moreira.

RELEMBRE O FATO

Às 15h55 deste sábado (28), as plataformas lideradas pelo Site Edson Costa Repórter noticiaram a informação do cumprimento de mandado de busca e apreensão no prédio onde funciona o órgão de segurança da Prefeitura de Rio Grande. Até então, o fato ocorrido na sexta-feira estava sendo mantido em aparente sigilo.

O Boletim de Ocorrência nº 840, feito na Polícia Civil trata o caso como posse e/ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O boletim refere que a medida decorreu do cumprimento de um mandado de busca e apreensão no local em que trabalha o indiciado. O mandado, em desfavor do comandante Everton Silva Rodrigues, foi cumprido no prédio que abriga a Guarda Municipal, localizado à Rua Vice-Almirante Abreu, 739.

Silva Rodrigues assumiu o cargo em maio deste ano e no dia 10 de junho foi recebido pelo prefeito Lindenmeyer. A primeira reunião de trabalho do novo comando foi “para aprimorar o serviço executado pela Guarda Municipal de Rio Grande visando sempre melhor atender a comunidade, contribuindo na segurança e proteção dos cidadãos”, enfatizou em nota a Superintendência de Segurança e Proteção Social, da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança da Prefeitura por ocasião do encontro.

MISSÕES

Além da responsabilidade pela segurança dos logradouros públicos, prédios da Prefeitura e da aplicação do Código de Posturas, compete à Guarda Municipal a colaboração com as polícias civil e militar do Estado para a promoção das políticas públicas de segurança.

Colocada à frente nas ações preventivas e de contenção de conflitos envolvendo atividades ilícitas ao patrimônio do município, a Guarda detém poder de polícia suficiente para restringir direitos e liberdades individuais com o intuito de resguardar os interesses públicos primários. Além disso, com a Lei Federal nº 13022/2014, foi introduzida importante atribuição à categoria, a de proteção da vida. Com o novo dispositivo legal, as Guardas Municipais devem proteger além do patrimônio, as pessoas.


Foto: Arquivo Site