A memorável tarde desta terça-feira (11) na Câmara de Vereadores protagonizou uma inusitada situação, escancarada da tribuna, causando espanto e risos de assistentes. O fiasco só não foi maior porque a TV Câmara está temporariamente fora do ar. Contudo, a sessão repercutiu fortemente na cidade, pois foi transmitida pela Internet e através de emissora local de rádio.
O ano eleitoral de 2020 mal começou e a troca de farpas entre vereadores foi intensificada na Câmara de Rio Grande. Os dois vereadores que formam a Bancada do Patriota acabaram sendo protagonistas da história. A vereadora Andréa Dutra Westphal (“Tia Déia”) resolveu reclamar de seu colega e presidente do Patriota no município, Giovani Moralles. A denúncia da vereadora dá conta que seu colega foi visitar o gabinete ao lado do seu e ela acabou ouvindo uma conversa que não gostou. Westphal explicou que não se interessa em ouvir conversas, mas “a acústica dos gabinetes” permite escutar o que é falado no espaço ao lado. Aproveitou para reclamar do seu próprio partido, presidido pelo colega Giovani Moralles. Tomando como ‘gancho’ a conversa que ouviu no gabinete ao lado do seu, denunciou que vem sendo difamada em locais públicos “e em grupos do próprio partido”. Uma das situações que teria ouvido foi a de não ser mais interessante ao partido.
A RÉPLICA
Vendo que a situação não poderia ficar sem explicação, com o término do discurso inflamado da vereadora, Giovani Moralles resolveu subir à tribuna para apresentar sua versão. Ele estranhou o pronunciamento, mas minimizou o assunto do fuxico ao dizer, ironicamente, que “não é pessoa de ficar colocando o ouvido na parede do vizinho para escutar a conversa dos outros”. Na tribuna, utilizou o tempo para alfinetar sua colega de bancada. Ele acusou Westphal de ter negociado diretamente com o PT para ser presidente da câmara em 2019. Moralles, que também é vice-presidente estadual da sigla, disse ter documento contendo prova do comportamento destoante da linha partidária por parte da vereadora. Moralles esclareceu que a orientação superior do Patriota era de não negociar com o PT.
JOGO DURO
A memorável tarde desta terça-feira teve mais lenha na fogueira. O vereador João Dutra Júlio (“João da Barra”-Republicanos) foi à tribuna para taxar a administração local do PT, liderada por Alexandre Lindenmeyer, como “uma desgraça que pegou muito dinheiro”. O vereador estava fazendo referência aos sucessivos empréstimos tomados pelo município para realizar obras. O vereador assumiu parte da culpa, confessando da tribuna ter trabalhado pela aprovação dos empréstimos na câmara. “Finalmente está chegando ao fim este governo que mais destruiu do que fez”, comemorou o parlamentar. O vereador do Republicanos lamentou que o dinheiro dos empréstimos não esteja sendo utilizado nos bairros, onde, segundo ele, “há um abandono quase total”. Na sequência, três vereadores do Partido dos Trabalhadores foram à tribuna, mas não refutaram as declarações de “João da Barra”. O Executivo também não emitiu manifestação a respeito.
(Foto: Divulgação)
Quando será que o povo vai acordar, aprender a votar, aprender a cobrar seja dos serviços e servidores públicos, assim como dos eleitos para serem representantes? Penso que já passou da hora de, deixarmos de ser massa de manobra, de exigir mais e lamentar menos, de APRENDERMOS A COLOCAR COMO NOSSOS REPRESENTANTES pessoas descentes, com a ficha realmente limpa, com dignidade e dedicação a causa publica. Pessoas pela verdade, que não colocam sob o tapete, a sujeira que envergonha. Que possamos refletir e, priorizar a esperança de que amanha, tudo vai melhorar, pois mudar é preciso e, tem gente que não se esconde para “representar’ falando a verdade. Fiquemos atentos.
Importantes reflexões em época de dificuldades, Manuel. Participe sempre por aqui. Todas as manifestações reforçam a prática da cidadania.
“…descentes…” Seriam REPRESENTANTES que descem?
É inacreditável, passou apoiando o prefeito, dessa tal gestão que “mais destruiu do que fez”, segundo coloca, apoiando empréstimos, tudo a favor da gestão sem ouvir às aclamações do povo, fora em outras decisões importantes nesse período de mandato que não foram poucas e AGORA, SÓ AGORA pede desculpas por suas escolhas, (até soco andaram trocando por defender suas escolhas). Muito conveniente, né??
Puro foco na próxima eleição fazendo papel de cordeirinho contrariado.
Como mudam de pensamento e enxergam a realidade que vai agradar o povo, mas só quando convém, né?
E o povo que se ligue porque se não vamos continuar nessa palhaçada.
Não esqueçam, tuudo foco pra eleição. Se liguem, acompanhem os anos de mandato pra ver o que realmente pra nós, o povo, valeu ou valerá mesmo a pena e, principalmente, a importância na escolha de seus candidatos.
Só com o voto poderemos acabar com tanta tripudiação em cima do povo riograndino.
É nossa chance de fazer com que aconteça a política pra valer, a que sonhamos, voltada pras angústias fundamentais do povo, como por exemplo saúde (recordem a saga da STA CASA. Afinal, Tudo aconteceu com o início dessa reeleição. Sta Casa usada como palco da politicasacanagem).
Precisamos colocar na balança o que realmente tem valido e vale pra nós riograndinos a escolha de quem deve nos representar. Olho vivo, povo??!!
Reflexões importantes que reforçam a democracia participativa, Marga. Obrigado pela participação no Site!
Grata a você, Edson. Você sempre preciso nas suas reportagens e muito claro na colocação de fatos e detalhes.
Nos dá total condições e liberdade para interagirmos.
Muito grata.
Forte abraço.
Agora em ano eleitoral o negócio é cuidar com os ouvidos das “paredes” e se mostrar o maior honesto da humanidade!
Na hora de votar para empréstimos tudo bem, mas agora ninguém quer assumir o que fez!
FALTA É VERGONHA NA CARA!
Euclides, peerfeeito!!
Muito obrigado pela participação no Site, Euclides!