A memorável tarde desta terça-feira (11) na Câmara de Vereadores protagonizou uma inusitada situação, escancarada da tribuna, causando espanto e risos de assistentes. O fiasco só não foi maior porque a TV Câmara está temporariamente fora do ar. Contudo, a sessão repercutiu fortemente na cidade, pois foi transmitida pela Internet e através de emissora local de rádio.

O ano eleitoral de 2020 mal começou e a troca de farpas entre vereadores foi intensificada na Câmara de Rio Grande. Os dois vereadores que formam a Bancada do Patriota acabaram sendo protagonistas da história. A vereadora Andréa Dutra Westphal (“Tia Déia”) resolveu reclamar de seu colega e presidente do Patriota no município, Giovani Moralles. A denúncia da vereadora dá conta que seu colega foi visitar o gabinete ao lado do seu e ela acabou ouvindo uma conversa que não gostou. Westphal explicou que não se interessa em ouvir conversas, mas “a acústica dos gabinetes” permite escutar o que é falado no espaço ao lado. Aproveitou para reclamar do seu próprio partido, presidido pelo colega Giovani Moralles. Tomando como ‘gancho’ a conversa que ouviu no gabinete ao lado do seu, denunciou que vem sendo difamada em locais públicos “e em grupos do próprio partido”. Uma das situações que teria ouvido foi a de não ser mais interessante ao partido.

A RÉPLICA

Vendo que a situação não poderia ficar sem explicação, com o término do discurso inflamado da vereadora, Giovani Moralles resolveu subir à tribuna para apresentar sua versão. Ele estranhou o pronunciamento, mas minimizou o assunto do fuxico ao dizer, ironicamente, que “não é pessoa de ficar colocando o ouvido na parede do vizinho para escutar a conversa dos outros”. Na tribuna, utilizou o tempo para alfinetar sua colega de bancada. Ele acusou Westphal de ter negociado diretamente com o PT para ser presidente da câmara em 2019. Moralles, que também é vice-presidente estadual da sigla, disse ter documento contendo prova do comportamento destoante da linha partidária por parte da vereadora. Moralles esclareceu que a orientação superior do Patriota era de não negociar com o PT.

JOGO DURO

A memorável tarde desta terça-feira teve mais lenha na fogueira. O vereador João Dutra Júlio (“João da Barra”-Republicanos) foi à tribuna para taxar a administração local do PT, liderada por Alexandre Lindenmeyer, como “uma desgraça que pegou muito dinheiro”. O vereador estava fazendo referência aos sucessivos empréstimos tomados pelo município para realizar obras. O vereador assumiu parte da culpa, confessando da tribuna ter trabalhado pela aprovação dos empréstimos na câmara. “Finalmente está chegando ao fim este governo que mais destruiu do que fez”, comemorou o parlamentar. O vereador do Republicanos lamentou que o dinheiro dos empréstimos não esteja sendo utilizado nos bairros, onde, segundo ele, “há um abandono quase total”. Na sequência, três vereadores do Partido dos Trabalhadores foram à tribuna, mas não refutaram as declarações de “João da Barra”. O Executivo também não emitiu manifestação a respeito.


(Foto: Divulgação)